TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem técnica Como Recurso Metodológico Aplicado Ao Curso De Guia De Turismo

Pesquisas Acadêmicas: A Viagem técnica Como Recurso Metodológico Aplicado Ao Curso De Guia De Turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  5.299 Palavras (22 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 22

A VIAGEM TÉCNICA COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO AO CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO

Artigo científico apresentado ao curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, como requisito parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo.

Conceito: _______________.

Data da Apresentação: ___/___/_____

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________

Prof. Dr. Marcius Túlius Soares Falcão

Orientador – Instituição

_______________________________________________

Prof. Ms. Júlio César Ferreira Lima

Membro - Instituição

_______________________________________________

Prof. Dr. José Solón Sales e Silva

Membro – Instituição

A VIAGEM TÉCNICA COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO AO CURSO TÉCNICO DE GUIA DE TURISMO

Paulo Henrique Braz de Souza (*) Marcius Tulius Soares Falcão (**)

RESUMO

Este artigo objetiva analisar as viagens técnicas do curso de Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Fortaleza. Tais viagens são contempladas nas disci-plinas de Prática de Guiamento Regional e de Prática de Guiamento Nacional, no que tange os seus aspectos metodológicos. Sabe-se que a viagem técnica, nos cursos de Turismo, tem uma significância de aprendizagem curricular e de amadurecimento acadêmico e pessoal. Logo, tal prática passa a ser considerada um recurso meto-dológico. Essa consideração faz surgir a necessidade de se responder à seguinte questão: Será que as viagens técnicas têm funcionado como recurso metodológico de aprendizagem, no curso de Guia de Turismo do IFCE, Campus Fortaleza? Os resultados da análise demonstram que as viagens técnicas propiciam uma aprendizagem baseada em atividades práticas, que acabam por contribuir na formação acadêmica e profissional dos alunos.

Palavras-chave: Viagens técnicas. Guia de Turismo. Recurso metodológico.

ABSTRACT

This study aims at analyzing the technical visits of the courses of Technician in Tourist Guide of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. Such visits are contemplated in the disciplines of Practice in Regional Guidance and Practice in National Guidance, in what is related to its methodological aspects. It is known that the technical visits, in the Tourism courses, have an importance for the content learning and for the academic as well as personal maturity. Thus, such practice begins to be considered a methodological resource. This consideration highlights the necessity of answering the question: Have the technical visits worked as a methodological resource of learning, for the course of Tourist Guide of IFCE, Campus Fortaleza? The results of the analysis show that the technical visits contribute to a learning based in practical activities, which end up fostering the academic and professional development of the students.

Keywords: Technical visits. Tourist Guide. Methodological resource.

1 INTRODUÇÃO

O Turismo foi e ainda é sinônimo de prosperidade econômica para estado do Ceará. O fenô-meno turístico abrange não somente o próprio setor, como também os setores econômicos que se rela-cionam direta ou indiretamente com ele. Tendo em vista, então, sua grande importância para a econo-mia local, decidiu-se investigar acerca de um aspecto específico, que se relaciona relevantemente com essa atividade.

Como no caso de toda atividade econômica, a indústria turística requer uma mão de obra qua-lificada. No entanto, pelo fato de essa atividade em questão estar inserida no ramo de prestação de serviços, ou seja, no contexto da hospitalidade; entende-se que a importância da qualificação do pro-fissional é maximizada, passando a se ter a necessidade de uma mão de obra altamente qualificada.

Nesse contexto, resolveu-se escolher a profissão de guia de turismo para projetar considera-ções sobre a prática desse profissional, a partir de uma análise feita com alunos do curso técnico de Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. Buscou-se, mais especificamente, analisar a contribuição das práticas experimentais de via-gens técnicas propostas pelo curso em questão.

Destarte, procurou-se responder à questão: Será que as viagens técnicas têm funcionado como recurso metodológico de aprendizagem, no curso de Guia de Turismo do IFCE, Campus Fortaleza?

Nessa perspectiva, a hipótese do autor seria que tal prática contribui bastante para a aprendizagem do aluno no momento das disciplinas de viagem e que ela também influi decisivamente para a formação profissional dos alunos envolvidos no programa.

Para a coleta de dados necessários à análise e posterior conclusão do estudo, decidiu-se sobre a aplicação de questionários a alunos do instituto e curso já mencionados.

Almejou-se, com esse instrumento de pesquisa, alcançar o seguinte objetivo geral: analisar a viagem técnica como recurso metodológico aplicado ao curso de Guia de Turismo do IFCE, Campus Fortaleza. Em consonância com essa ideia, escolheram-se os seguintes objetivos específicos: contextualizar e caracterizar o curso de Guia de Turismo do IFCE, Campus Fortaleza; Identificar e destacar, em sua grade curricular, como ocorrem as viagens técnicas, em seu caráter metodológico; averiguar as contribuições das visitas técnicas do curso mencionado para a aprendizagem dos acadêmicos.

Por fim, o presente estudo está dividido em seções que abrangem, sequencialmente: (1) a presente introdução; (2) o histórico do curso em técnico de guia de turismo do IFCE, campus fortaleza; (3) análise da estrutura curricular do curso técnico de guia de turismo do ifce; (4) procedimentos metodológicos, resultados e análise; (5) as considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com