TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Social do Homem na Pré-´História

Por:   •  25/8/2015  •  Artigo  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: DIANA DE GODOY FERREIRA DA SILVA - RA: 1408209

Disciplina

História da Educação

Professora

Alice Prado

Tema da Aula

A vida social do Homem na pré-história

Tipo de Aula

AO VIVO

Data

17/04/2014

 Observe a imagem abaixo para responder à questão:

[pic 1]

 No documentário de 2010 A caverna dos sonhos esquecidos o diretor de cinema Werner Herzog mostra uma caverna no interior da França. A descoberta da caverna de Chauvet em dezembro de 1994, subverteu a ideia que a arqueologia e a história tinham sobre a arte pré-histórica. Localizada próxima a uma falésia do rio Ardèche, no sul da França, Chauvet Pont d’Arc guarda uma enorme quantidade de pinturas rupestres de diferentes épocas – as mais antigas ultrapassam 30 mil anos. Figuras de diferentes espécies de animais com uma enorme gama de movimentos podem ser encontradas na caverna, além de algumas representações humanas. Chamam a atenção as figuras de leões pré-históricos acasalando, rinocerontes brigando, cavalos, bisões, panteras, mamutes, insetos e borboletas, além dos vestígios de fogueiras, um possível altar com um crânio de urso encravado, e lascas de carvão que fizeram parte de tochas de algum visitante da caverna a cerca de 8 mil anos.

 

Dica: Não precisa ser para o dia da aula, mas procure o documentário na internet que pode ser baixado na íntegra, pois é imperdível para a sua formação.

 

Responda: Qual a importância dessas produções humanas na pré-história para o processo de educação e socialização humana?

RESPOSTA

Os vestígios que o Homem deixou são parte da nossa História, o da Pré-História precisou dar a conhecer às crianças; é o Tempo não antes do tempo, mas num tempo que não se escreveu, num tempo de elementos que se multiplicam dia-a-dia na trajetória de vida de um lugar, de uma comunidade. É preciso contá-lo, é preciso socializá-lo. Fragmentar os conhecimentos, contá-los a partir do nascimento de uma história escrita, é negar a própria existência.                                                                                             A importância é iniciar a socialização do conhecimento desde os primeiros anos de vida escolar, mais propriamente, partindo da educação formal do 1º ciclo. O que se pretende mostrar com “socialização do conhecimento” é a percepção de que os conteúdos que integram a possibilidade real de compreender a Arqueologia Pré-História, que é parte primordial do patrimônio, requer um processo pragmático instrumentalizado pela educação em atividades de aprendizagem possibilitadas pelo estudo dos próprios métodos e técnicas arqueológicas.                                                                 Considerando que o conhecimento da evolução do ser humano só faz sentido se começarmos pelo princípio e que o princípio é a Pré-História.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (344.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com