TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A batalha constante do gerente

Seminário: A batalha constante do gerente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Seminário  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Os administradores não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de elementos que lhes ajude nessa luta, e a Estatística é uma ferramenta que possibilita essa análise de dados, fazendo com que a empresa reaja quando necessário, ajustando-se e adaptando-se ao meio ambiente em que esta inserida.

A batalha constante do administrador/gestor é na busca da excelência para a organização e muitas vezes precisa buscar inovações, pois o mercado é exigente e quem não se adaptar às novas tendências não terá êxito, por isso sair na frente da concorrência sempre foi a melhor forma de se obter sucesso.

A eficiência, a eficácia são as palavras chaves, para esse sucesso. É através delas que se pode concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser alterado durante o percurso. Chiavenato (2004) relata que nem sempre eficiência e eficácia andam juntas:

Um administrador eficaz é aquele cuja unidade de trabalho alcança diariamente as metas de produção em termos de quantidade e qualidade de resultados.

Já um administrador eficiente é aquele que consegue extrair o máximo desempenho com os recursos disponíveis para aquele momento, sem se preocupar com o cumprimento das metas, preocupa-se mais com o custo x beneficio.

Às vezes, o administrador é eficaz ao atingir os objetivos previamente estabelecidos, mas desperdiça recursos pelo meio do caminho, pois nem sempre escolhe a melhor opção disponível.

Outras vezes, é eficiente, pois se utiliza dos recursos com maior destreza, mas não consegue atingir os objetivos devido à ineficiência. Chiavenato (2004 pg. 7).

Analisando a afirmação do autor pode-se dizer que uma organização precisa ter políticas claras e precisas que orientarão para a tomada de decisão, pois a organização não anda sozinha, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado.

Pois é ai que a Estatística entra, na administração uma das principais funções do administrador é cumprir metas, com prazos estabelecidos, da melhor forma possível, com o menor número de erros, com a melhor qualidade possível, e gerando o que toda empresa busca “lucro”, sendo assim acredita-se que a Estatística é uma ferramenta que ajuda nessa busca, pois a mesma gira em torno do conhecimento, ou seja, de pesquisas, transmitindo e recebendo informações/dados. Sem essa conexão de entendimento com certeza a organização teria enormes dificuldades em evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com