TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A biossegurança nos procedimentos estéticos

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a biossegurança nos procedimentos estéticos. Durante a realização dos procedimentos o esteticista está em contato direto com o cliente, ou seja, exposto a uma variedade de microrganismos que podem causar determinadas patologias. Essa exposição pode ser aumentada devido ao atendimento diversificado de cliente ou até mesmo pela omissão e desconhecimento de algumas patologias por parte dos clientes. O contato com fluidos biológicos ou lesões pode desencadeado um processo infeccioso, podendo ser evitados ou minimizados pela utilização de equipamentos de proteção individual, que possibilitam a diminuição desses efeitos.

Estes equipamentos fazem parte das medidas de biossegurança que promovem a preservação da saúde do profissional e do cliente. Entre eles podemos destacar: luvas, avental, óculos, touca, sapato fechado e máscara.

2. DESENVOLVIMENTO

Os estabelecimentos que prestam serviços na área de beleza estão com um contingente cada vez maior, o que torna necessário a conscientização das esteticistas sobre a biossegurança. Lembrando que esses profissionais manuseiam o corpo humano colonizado por microrganismo. Que represente risco a saúde tanto do profissional quanto do cliente, que pode a transmissão de uma simples gripe até a contaminação pelo vírus da AIDS.

Nogueira 1996, ressalta que a biossegurança deve ser vista como a relação de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde e estética podem apontar no ambiente e a vida das pessoas. O conceito de biossegurança compreende o conjunto de práticas e ações técnicas destinadas a conhecer, eliminar e prevenir os riscos que o trabalho pode oferecer aos seres vivos com preocupações sociais. Englobando também a proteção e a segurança na biotecnologia com organismo geneticamente modificados. No segmento da beleza e estética a biossegurança tem o objetivo de controle e minimizar os riscos biológicos e químicos.

É de extrema importância que todos profissionais estejam envolvidos no processo de prevenção, não sendo algo imposto e sim que todos tenham consciência do risco que correm ao realizar procedimentos sem proteção.

Quando falamos de transmissão de agentes infecciosos, as precauções e prevenção devem ser encorajadas. Como prevenção e precaução podemos citar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que são qualquer equipamento destinado ao uso individual do profissional com o objetivo de protege-lo:

Os  EPIs usados pelos profissionais da estática são:

  • Luvas: devem ser usadas em todos procedimentos devendo ser descartáveis ao fim de cada procedimento. No entanto a luva não dispensa a higienização das mãos;
  • Touca:  impede que caia cabelo nos seus clientes durante procedimentos, devendo cobrir todo cabelo e orelhas, atuando como barreira mecânica, evitando que os fios de cabelos sejam contaminados com gotículas ou aerossóis;
  • Avental: é adequado ser branco porque apresenta mais a sujeira, porém não é obrigatório. Deve ser trocado diariamente e não deve ser guardo junto pertences pessoais;
  • Óculos de Proteção: proteção os olhos dos líquidos corporais como sangue, saliva e secreções. Sendo lavados com germicidas e antissépticos;
  • Máscara: protege boca e nariz contra a ingestão e inalação de substancias toxicas e microrganismos;
  • Calçado fechado: é indicado devido o risco de derrubar material químico e biológico;

A conscientização de se ter segurança e higiene no trabalho é necessário entre todos colaboradores da organização, onde cada indivíduo deve procurar minimizar os riscos dentro do seu local de trabalho à medida que desenvolve suas tarefas

Conclusão

Podemos concluir que biossegurança é o conjunto de procedimentos adaptados no espaço de estética, com o objetivo de proteger e assegurar um procedimento com mais segurança para cliente e profissional.

O único meio para prevenir a transmissão de doenças é colocar em pratica as medidas de controle de infecção como os equipamentos de proteção individual (EPI), esterilização do instrumento, desinfeção do equipamento e ambiento do local de trabalho. São essenciais a padronização e manutenção de medidas de biossegurança como forma eficaz de redução de risco e de transmissão de doenças infecciosa. Por fim a biossegurança não é uma ciência e sim uma interação de conhecimentos específicos e técnicos, devendo ser entendida como uma ação educativa voltada para a eliminação de riscos a saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com