TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A bioética da proteção e a compaixão laica

Por:   •  2/7/2019  •  Artigo  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 12

Estudo Dirigido 01

Referência Textual: Aulas Expositivas. Textos: BIOÉTICA, Volnei Garrafa; A Bioética e Suas Teorias, Sérgio Rego; BIOÉTICA: histórico e Conceitos, Sérgio Rego;

ATENÇÃO! Orientações:

Prezado Discente, O estudo Dirigido tem Peso 5,0 na nota da avaliação 01 (Entregar dia 18/06/2019, Mesmo dia da Avaliação – Digitado e com Nome em todas as Folhas/Grampeado); - A Atividade é Individual; - Atividades Entregues Incompletas serão Desconsideradas.

  1. Baseado no material de apoio e nas aulas redija um conceito para ética, moral e bioética.

A ética pelo conceito filosófico de Aristóteles definiu a ética como o agir humano e o caráter tudo aquilo que se interpreta como errado em meio a sociedade e valores tratada também como justiça. Foi se constituindo a ética de cada profissão, religiões, etc. Cada qual com seus ideais e crenças, a sociedade estendeu a ética a leis e suas circunstâncias a todos os cidadãos.

A moral é similar a ética mas se trata de hábitos e costumes de um povo, mas que é temporário se tratando de algo cultural que ao passar dos tempos pode ser modificado.

A bioética é o estudo da ética da vida sendo sustentada por 4 princípios que vem se desenvolvendo ao longo dos anos, pois é um ramo da ética que envolve e abrange os princípios que observa a conduta de um individuo de campo médico, se limita apenas a isto mas aos problemas morais gerados no decorrer da vida cotidiana, um estudo da conduta humana examinada aos valores e princípios morais.

  1. Do que se trata a corrente bioética do Principialismo? Em que princípios ela se baseaia descreva cada um deles.

O principialismo surgiu através da necessidade da bioética de se estruturar, e define que os princípios deveriam se orientar a realização de tais estudos dividindo-se em quatro princípios: A beneficência, não maleficência, autonomia e justiça. A beneficência possui a conduta de fazer o bem e implica em atos benéficos tem como obrigação a moral, fazendo sempre o melhor ao indivíduo, respeitando suas limitações e opinião ao que se diz respeito ao princípio de autonomia. A não maleficência como já e denomina é o ato de não ocasionar o mal ao indivíduo, gerando transtorno, com obrigação de amenizar os danos. O fundamento de autonomia se Baseia na autodeterminação ou autogoverno de si, ao poder de decisão e liberdade ao que desrespeita aos seus conceitos o individuo em plena sanidade mental, podendo assim saber o que está fazendo e suas consequências. A justiça se trata a aplicação ao modo em que são distribuídos os recursos disponíveis a todos os cidadãos onde envolve a ética e diz respeito a ordenação social, definido por normas justificadas.

  1. Segundo o material textual quais são as origens da bioética e que acontecimentos históricos marcam seu surgimento como ciência no mundo?

A bioética teve sua origem nos anos 70 e Potter qualificou a bioética como “Ponte entre ciência da natureza as humanidades’’ entre os conhecimentos biológicos e valores, que ele julgava ser os mais importantes. Potter também define componentes profundos como a ética, humildade, responsabilidade, competência interdisciplinar, competência intercultural e senso da humanidade, em 2005 houve uma discussão  sobre a construção da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (Unesco, 2005) para chegarem em um conceito sobre Bioética, defendiam  também uma fundação universal para a bioética que fosse respeitados as peculiaridades culturais de cada país ou região do planeta. Foi com isto que ela foi difundida pelo mundo a partir dos Estados Unidos: uma Bioética anglo-saxônica, se tornou conhecida e consolidada por todo mundo nos anos 90.

  1. Fale acerca dos conceitos: ética aplicada, ética biomédica e pluralismo moral?

A ética aplicada compete a necessidade de transmitir explicações concretas aos conflitos visando o bem-estar social. Biomédica: é a famosa ética profissional relacionada com os deveres e obrigações morais dos profissionais contendo os códigos éticos das profissões. Pluralismo moral: lida com a adversidade coexistente de grupos de pessoas com opiniões e oposições diferentes, envolve com a moralidade e respeito a cada cultura de todo o indivíduo.

  1. Quais são os quatro momentos históricos que marcam o desenvolvimento histórico da Bioética no mundo? Discorra sobre eles.

A primeira etapa da fundação foi onde os autores examinaram e estipularam suas primeiras bases conceituais. Etapa de expansão e consolidação, onde expandiu-se por todos os continentes por meio de eventos, publicações em livros e revistas cientificas especializadas a partir da implantação do principialismo baseados em quatro princípios bioéticos básicos universais: a autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Etapa da revisão critica, e o surgimento de criticas ao principialismo, constatação da existência de diferenças entre a diversificação entre os atores sociais e culturais, entre outros adquiriram grande importância. A  necessidade de um modo ético e concreto, as questões sanitárias mais básicas, diz respeito á ética de responsabilidade publica do estado frente aos cidadãos, na priorização, alocação, distribuição e controle de recursos financeiros direcionados as ações da saúde. Etapa da ampliação conceitual, onde além de confirmar o caráter pluralista e multidisciplinar da bioética que amplia a temática da bioética- biotecnologia para os campos sanitários, social e ambiental.

  1. Comente sobre os referenciais conceituais de bioética para os países periféricos/ a bioética latino-americana, no sentido do que se entende por cada uma das 06 proposições que o texto traz.

Referenciais de uma bioética comprometida com a realidade real dos países periféricos seriam: A não universalidade nas questões dos problemas culturais, religiosos, políticos, etc. Contém a diferença de opiniões. O respeito ao pluralismo moral que são as visões diferenciadas sobre os mesmos assuntos, declarada como sociedade plural e democrática. Núcleo de conhecimento multi- inter transdisciplinar, que se refere ao estudo de objetos de uma mesma e única disciplina por várias disciplinas ao mesmo tempo, porém uma não interage com a outra. Uma ética aplicada, onde se obtém respostas concretas aos conflitos, visando o bem-estar social. Interpretação de estrutura de rede, em que todos os conceitos e elementos se iluminam mutuamente, proporcionando uma noção mais real a partir da religação de diferentes saberes. Estruturação do discurso de bioética que teve como base a comunicação e a linguagem, argumentação, coerência a tolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com