TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação Jesuitica

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO JESUÍTICA.

Este trabalho é apresentado à disciplina de filosofia da educação, com o intuito de responder a questão proposta em aula. As identificações e considerações aqui descritas baseiam-se em observações realizada na visita técnica às ruínas de São Miguel Arcanjo, no município de Palmeiras das Missões, e pesquisas em materiais bibliográficos.

O método pedagógico dos jesuítas foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, este, era composto de um conjunto de regras, que envolvia desde a organização escolar e orientações pedagógicas até a observância estrita da doutrina católica. (Fonseca)

Segundo Neto (2008), ao chegar no Brasil, juntamente com os portugueses, adaptaram seus métodos pedagógicos levando em consideração quatro aspectos básicos: os objetivos do Projeto Português para o Brasil; o Projeto Educacional Jesuítico; a própria estrutura social brasileira da época; e o modelo de homem necessário para a época colonial. Tendo em vista estes, é importante destacar que no momento histórico, o Brasil era visto, conforme Fonseca, como uma colônia de exploração, e o povo nativo era visto de certa forma como bárbaro “sem Fé, sem Lei nem Rei”.

Desta forma os Jesuítas adaptaram seus métodos de ensino com vista a moldar os índios para o modelo de homem da época, convertendo-os a fé Católica e ensinando-os a ler e escrever em português, além de introduzir nos mesmos o sentimento de obediência absoluta a seus superiores. O método de ensino praticado pelos Jesuítas era baseado no uso de teatro, música, dança e iniciação a produção de produtos mano faturados.

Quanto a parte final da problemática proposta deixo uma opinião, pois não estou completamente familiarizado com os modelos de projetos educativos atuais para estas comunidades. Acredito que os mesmos ainda estejam de certa forma sendo ensinados a aprenderem o idioma português (ler e escrever), e que seja garantido aos mesmos o acesso a educação formal como aos demais brasileiros, sendo que caso optem possam ingressar na educação e trabalho formal (ensino básico e superior). E ao mesmo tempo, tem se respeitado os costumes das tribos indígenas, garantindo que vivam em comunidade, aprendendo sua língua nativa e agindo conforme seus costumes e tradições.  

REFERÊNCIAS:

FONSECA, Sonia Maria. A HEGEMONIA JESUÍTICA (1549-1759). Disponível em < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 07 de abr. 2017.

NETO, A. S.; MACIEL, L. S. B. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. Editora UFPR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com