TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ergonomia atual

Abstract: A ergonomia atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Abstract  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  281 Visualizações

1. 1°Exigência Técnica: Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéqüem as características de cada pessoa.

2° Exigência Econômica: Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo.

3° Exigência Social: Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas doenças musculares -esquelética .

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.

2. A ergonomia surge após a segunda guerra mundial,tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.

Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

3. Atualmente, a Ergonomia apresenta dois enfoques, ou seja, duas linhas de Intervenção.

1° - Principalmente, com os aspectos físicos da interface homem-máquina (anatômicos, antropométricos, fisiológicos e sensoriais),objetivando dimensionar a estação de trabalho, facilitar a discriminação de informações dos mostradores e a manipulação dos controles.

2°- Privilegiam as atividades do operador, priorizando o entendimento da tarefa, os mecanismos de seleção de informações, de resolução de problemas, de tomada de decisão

4.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com