TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escassez da agua

Por:   •  24/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A Escassez da agua

Situação problema: A escassez da agua reflete a falta de educação sobre este assunto, ocasionando reflexos negativos no meio ambiente, como o desperdício, a degradação, o saneamento deficiente, o racionamento forçado o desmatamento descontrolado, a crise da água nos centros urbanos, a falta de colaboração das pessoas na busca de seu uso sustentável.

Intervenção Pedagógica: A preservação da agua é uma tarefa de todos, sendo assim dentro do contexto pedagógico, é necessário investir nas escolas , onde os educadores, sem exceção, precisam incluir nos seus programas a temática água como material de trabalho e debate, abordando o tema água em todas as disciplinas, possibilitando uma discussão ampla e profunda sobre o papel da água nas nossas vidas, sobre a importância da água para as comunidades, sobre o efeito da água na nossa qualidade de vida, e sobre o valor da água como elemento fundamental para a vida no planeta.

A conscientização e preservação da agua, deve ser abordada desde os primeiros anos escolares, pois as crianças ainda não possuem conceitos formados sobre o meio ambiente, o que facilita a formação de uma nova consciência ecológica. É necessário a conexão entre as várias áreas do conhecimento presentes na sociedade, sendo imprescindível para que a educação ambiental aconteça e o ser humano mude seu comportamento diante do seu modo de consumo.

PROJETO:

  • Abordar a importância da água em nossa saúde, qualidade de vida, etc
  • Adotar, por meio de atitudes e atividades cotidianas, medidas de valorização da água.
  • Ressaltar a importância que a preservação da água tem para o equilíbrio e futuro do nosso planeta.
  • Propor métodos para evitar o desperdício da água.

METODOLOGIA

1ª ETAPA - APRESENTAÇÃO

O projeto CONSUMO DE ÁGUA CONSCIENTE será apresentado à comunidade escolar, através de atividades de Sensibilização - Onde cada turma será motivada, pelos professores a elaborarem uma proposta de uso consciente da água, que será apresentada a comunidade escolar,

2ª ETAPA  - DESENVOLVIMENTO

Pesquisa - Cada turma pesquisará e desenvolverá um subtema orientado por um grupo, composto por professores de áreas diferentes. Deverão elaborar juntamente com a turma seu subprojeto de acordo com seus interesses.

Feira Cultural - Após a etapa de pesquisa, passaremos para etapa de elaboração da Feira Cultural para apresentação do subtema a comunidade escolar.

3ª ETAPA - AVALIAÇÃO FINAL

Cada subtema desenvolvido pelas turmas será apresentado à comunidade escolar na Feira Cultural, através de vídeos, fotos, reportagens, desenhos, textos e maquetes. Além de músicas e palestras conscientizando sobre a importância e preservação da agua.

Ao construirmos este projeto, pensamos nas competências que os alunos irão desenvolver, ressaltando a importância do uso consciente da agua e na preservação do planeta Terra, pois além da conscientização, adotarão medidas e ações ambientais responsáveis, garantindo assim a sustentabilidade do planeta.

PUBLICO ALVO:

Alunos do ensino fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com