TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das netiquetas na sociedade atual

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

A importância das netiquetas na sociedade atual

A netiqueta é um termo que se origina da língua inglesa e pode ser considerada como formas de etiquetas para se portar na internet. São varias recomendações para evitar mal-entendidos na comunicação online, especialmente em e-mails e redes sociais.

É de suma importância o conhecimento delas para expressar-se corretamente, já que online não contamos com o tom de voz e as expressões individuais, o que dificulta no reconhecimento de emoções. Deve ser levado em conta o bom-senso, a naturalidade e na efetividade, para que a internet seja cada vez mais um ambiente agradável.

As principais regras das netiquetas são: Nunca escrever um texto todo maiúsculo, pois da a sugestão que a pessoa está gritando. Evitar mensagens chatas, tais como propagandas, spans, fake News, etc. Os emoticons são uma forma criativa de se expressar, porém utiliza-los sempre e em assuntos importantes pode ser interpretado como falta de relevância em uma das partes. Cuidado ao abreviar as palavras, pois o receptor pode não saber o que significa e não entender a mensagem.

É importante lembrar que apesar de estar se comunicando com alguém através do computador, a seriedade deve ser a mesma do que um dialogo pessoalmente. Utilizando sempre as regras comuns da sociedade, tais como o respeito ao próximo e a ética.

Para o entendimento mais rápido e acessível da mensagem, devemos nos colocar sempre no lugar do receptor. Como por exemplo, se o titulo está sendo direto para o assunto a ser tratado, optar por um formato de arquivo compatível com a grande maioria dos sistemas online, evitar produzir spam e expressões regionais para que o comunicado seja compreendido por todos, e por fim, reler o material para garantir que aquela é a melhor maneira dele ser compreendido.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com