TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da educação física

Por:   •  4/5/2016  •  Monografia  •  3.948 Palavras (16 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS ESCOLAS

        Anderson Aparecido dos Santos

Aluno

Wanderson Soares

Aluno

FABI - FACULDADE DE BIRIGUI

Resumo. O presente trabalho foi desenvolvido com intuito de verificar a importância da educação física escolar, buscando seu propósito, contexto e finalidade, visto que a mesma tem um papel muito importante no processo educativo, e colabora para as necessidades sociais das pessoas.

Analisou-se ainda os métodos desenvolvidos e utilizados, e a dificuldade dos métodos avaliativos nessa disciplina.

Conclui-se pela necessidade de a Educação Física rever suas formas, criando entre a teoria e a prática uma vinculo de dependência, inovando pedagogicamente, a fim de continuar ajudando na formação dos jovens e crianças de forma sadia e interessante.

Palavras-chave: Importância; Educação Física, Inovar; Escolar.


EDUCATION IMPORTANCE OF PHYSICS IN SCHOOLS

Abstract. This study was conducted in order to verify the importance of physical education, seeking its purpose, context and purpose, since it has a very important role in the educational process, and contributes to the social needs of people.

Consideration was also developed and methods used, and the difficulty of evaluation methods in this discipline.

The results confirmed the need for physical education review its forms, creating between theory and practice a dependency bond, innovate pedagogically in order to continue helping in the training of young people and children in a healthy and interesting way.

Keywords: Importance; Physical Education, Innovation; School.

INTRODUÇÃO

Educação Física surgiu no século XVIII em obras de filósofos que se preocupavam com a educação, pois aqui a formação da criança passa a ser concebida pelo tripé, corpo, mente e espirito, para o desenvolvimento pleno da personalidade. Ela veio para complementar a já ensinada educação intelectual e moral.

Conceituando, segundo o portal da educação física, educação física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.

A Educação Física tem sido levada a romper padrões descompromissados com a formação de alunos especialmente sob o viés de promoção de saúde na escola. Desta maneira, a Educação Física deve assumir grandes desafios no mundo contemporâneo, ao criar condições diferenciadas a partir de atividades que visam o desenvolvimento humano (DARIDO, 2004).

Atualmente nas escolas, a divisão continua, onde português, matemática, línguas, ciências fazem parte das áreas do saber cientifico que se desenvolveram, e que segue um padrão há séculos.

Já as áreas como educação artística, educação moral e a educação física, não encontram hoje nas escolas o seu local, pois sempre há o questionamento de suas finalidades e se realmente são importantes para a educação da criança e do jovem.

Desde, 1920, a Educação Física tem sido vista com uma atividade meramente complementar, sendo rebaixada nos currículos escolares. Essa desvalorização da atividade física, não só traz complicações para saúde, mais também para o desenvolvimento da criança e do adolescente no sentido de desenvolverem a capacidade de se unir em grupo, de colaboração, da parte mais humana.

Nos últimos anos, o crescimento da cultura corporal vem sido muito destacado pelas redes de telecomunicação, sua difusão trouxe para o cotidiano dos brasileiros grande acesso aos esportes como danças, artes marciais, ginásticas.

Essas atividades passaram a ser um produto, que ao invés de ser uma busca pela saúde, pelo bem-estar, passa ser um objeto de consumo. Televisão, rádio, jornais e revistas abordam informações sobre práticas corporais esportivas, muitas vezes voltadas até para crianças e adolescentes, porém muitas vezes sem o conhecimento e o rigor técnico desejável.

Porém, com a globalização, os estilos de vidas mais conturbados, estressantes, juntamente com o consumismo desenfreado, tem trazido as pessoas à um sedentarismo absurdo, ao lado de uma alimentação inapropriada, gerando assim adultos e crianças obesas e principalmente sem saúde.

Crianças que antes brincavam na rua, passam inúmeras horas diante de videogames, computadores e televisões, diminuindo assim a sua capacidade motora, criativa e sua capacidade de interagir com pessoas.

Pararam de praticar esportes, e passaram a assistir, pararam de interagir com outras crianças, para digitarem, essa substituição além de conduzir ao sedentarismo a afasta da comunidade.

Nesse contexto, um dos importantes desafios da Educação Física Escolar é criar condições de autoconhecimento e desenvolvimento dos alunos nos domínios motores, cognitivos, afetivos e sociais, construindo assim uma vida ativa, saudável e produtiva, integrando de forma adequada e harmônica o corpo, mente e espírito por meio das vivências diferenciadas de atividade física na escola e fora dela (ALVES, 2003).

Diante do exposto, vemos a importância das aulas de Educação Física Escolar no processo do pleno desenvolvimento humano, mediante informações associadas à prática da atividade física direcionada à melhoria e à manutenção das condições de saúde, preparando-os para um futuro responsável de cidadãos atuantes na sociedade (DARIDO, 2004).

MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura que, segundo Lakatos (1993) é caracterizada como pesquisa bibliográfica, pois busca em artigos científicos, sites especializados, livros, revistas e estudos que foram realizados e são relevantes em um determinado assunto, a fim de contextualizá-lo.

Para sua realização foram consultados vinte e quatro artigos científicos relacionados à prática de atividade física na infância e adolescência, seus benefícios, sobrepeso, sedentarismo e seus desdobramentos. Em seguida o trabalho foi dividido nos seguintes temas: Atividade Física e seus benefícios, Sedentarismo e Sobrepeso e Educação Física como elo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (757 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com