TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Química Orgânica na Indústria de Cosméticos

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  3.091 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

Trabalho de Atividades Complementares para fins de aprendizagem e nota de 3° semestre de Farmácia, no qual descrevo sobre a importância da química orgânica na indústria de cosméticos, apresentado a Universidade Paulista – Unip.

CAMPINAS

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. APLICAÇÃO DE COSMÉTICOS 2

3. CLASSIFICAÇÃO DOS COSMÉTICOS 2

4. MATÉRIAS PRIMAS 3

5. APRESENTAÇÕES COSMÉTICAS 3

5.1 Agentes antienvelhecimento e bloqueadores de UV 3

5.2 Agentes de perolização 4

5.3 Antioxidantes 4

5.4 Biocidas e conservantes 4

5.5 Ceras 5

5.6 Condicionadores 5

5.7 Corantes e pigmentos 5

5.8 Corretores de pH 5

5.9 Espessantes e agentes para controle de viscosidade 6

5.10 Essências e fixadores 6

5.11 Estabilizadores de espuma e antiespumantes 6

5.12 Propelentes 6

5.13 Tensoativos e surfactantes 7

6. COSMETOVIGILÂNCIA 7

7. PAPEL DA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS NA ECONOMIA 8

8. CONCLUSÃO 9

9. BIBLIOGRAFIA 10

RESUMO

A Química Orgânica tem um papel especial na indústria de Cosméticos como um todo, pois a sociedade está cada vez mais exigente em relação a cuidados com a beleza e higiene pessoal. A procura por produtos que tem como objetivo alterar ou realçar a aparência de uma pessoa, perfumar, limpar ou melhorar odores e podem ser aplicados nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios e outros desencadeiam uma aceleração por estudos aprofundados e acelerados da Química Orgânica para descoberta ou associações/combinações de novos produtos, que além de benfeitorias ofereçam segurança a saúde do usuário.

1 INTRODUÇÃO

A Química Orgânica está ao nosso redor e muitas vezes não percebemos. Seu objetivo é estudar os compostos que possuem carbono.

No século XIX foram descobertas algumas preparações químicas, como o sabonete e a ureia, e devido ao grande sucesso financeiro, os cientistas começaram a se aprofundar nos estudos da Química Orgânica e descobriram que um átomo de carbono poderia se ligar a outros e desencadear reações, logo depois descobriram o petróleo, e já no final do século XIX surgiu a indústria de cosméticos, porém somente no século XX massificaram-se a produção e uso de cosméticos, e assim surgiram os produtos químicos para ondulação dos cabelos, laquês, tinturas de cabelo menos tóxicas, pastas de dentes com flúor. Contudo, a Química Orgânica tem um papel fundamental, pois a maioria dos produtos utilizados tem em sua formação diversos compostos orgânicos.

2 APLICAÇÃO DE COSMÉTICOS

Os cosméticos são produtos que estão relacionados a beleza e alguns produtos de higiene pessoal, que tem como objetivo alterar ou realçar a aparência de uma pessoa, perfumar, limpar ou melhorar odores e podem ser aplicados nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral.

A principal função é a aplicabilidade da Química Orgânica para o desenvolvimento de produtos cosméticos.

3 CLASSIFICAÇÃO DOS COSMÉTICOS

A Câmara Técnica de Cosméticos da ANVISA (CATEC/ANVISA) e a Resolução RDC nº. 211, de 14 de julho de 2005 são as responsáveis pelo controle de cosméticos no Brasil, que definem como cosméticos todos os produtos de uso pessoal e perfumes que sejam constituídos por substâncias naturais ou sintéticas para uso externo nas diversas partes do corpo humano.

Os produtos do setor são divididos em 4 categorias (produtos para higiene, cosméticos, perfumes e produtos para bebês) e 2 grupos de risco que são:

- Risco Nível 1 – produtos com risco mínimo, tais como: sabões, xampus, cremes de barbear, loções após-barba, escovas dentais, fios dentais, pós, 11cremes de beleza, loções de beleza, óleos, make-up, batom, lápis para os lábios e delineadores, produtos para os olhos e perfumes.

- Risco Nível 2 – produtos que apresentam risco potencial, tais como: xampus anticaspa, cremes dentais anti-cárie e anti-placa, desodorantes íntimos femininos, desodorantes de axilas, esfoliantes químicos para a pele, protetores para os lábios com proteção solar, certos produtos para a área dos olhos, filtros UV, loções bronzeadoras, tinturas para cabelos, descolorantes, clareadores, produtos para ondulação permanente, produtos para crescimento de cabelos, depiladores, removedores de cutícula, removedores químicos de manchas de nicotina, endurecedores de unhas e repelentes de insetos.

4 MATÉRIAS PRIMAS

Os primeiros registros de síntese orgânica nos moldes mais modernos datam do século XIX (anos 1800 d.C.), com o famoso experimento realizado pelo químico alemão Friedrich Wöhler no ano de 1828, no qual ele obteve a ureia a partir do aquecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com