TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da família na educação

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

O contexto familiar sofreu muitas mudanças com o passar do tempo. E essas mudanças interferem muito no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Por esse motivo é muito importante que a família e a escola trabalhem juntas, que se envolvam para um só objetivo, que é a qualidade na educação da criança e um bom desenvolvimento da aprendizagem.

A família e a escola é a dupla fundamental no processo para favorecer para favorecer o sucesso escolar e social da criança. É necessário que ambas tenham os mesmos princípios, sigam o mesmo rumo e critério em relação aos objetivos que desejam atingir. A educação vai além do ambiente escolar e familiar, por esse motivo é importante à interação entre os dois.  

As primeiras experiências do ser humano acontecem com a família, independente de suas escolhas e a forma que essa família é constituída. É a família que lhe da suas primeiras características; nome, sobrenome, biótipo, raça e essência. Portanto, a família é o lugar onde a criança começa a ter formação social, moral, psíquica e espiritual.

O ser humano desde o seu nascimento, tem um espaço dentro da família. É na família que nos deparamos com nossos primeiros ensinamentos, nos quais carregaremos por toda a vida. Mas, depois de alguns anos de vida, convivendo e aprendendo com a família, a criança entra para a escola, onde tem novas informações e experiências adicionadas em seu cotidiano.

E a escola é de extrema importância, é lá que a criança será escolarizada e não somente educada, ainda que a sociedade saiba, existe muitas famílias que não consegue cumprir o seu papel e dar limites para a criança, e acaba deixando tudo nas mãos do sistema escolar.  É muito importante a comunicação da família com a criança, as vivencias de atitudes, a forma que é respeitada, amada, os valores e as regras que lhe são passados, e de grande valor para formação do caráter e da aprendizagem e no crescimento pessoal.

A participação da família na escola é de suma relevância no processo ensino- aprendizagem. A família e a escola são os primeiros e principal suporte na qual a criança pode confiar e contar para enfrentar desafios, considerando ainda, que as duas trabalhando juntas podem identificar dificuldades de aprendizagem que a criança venha a apresentar, podendo assim, oferecer melhores recursos em beneficio da criança.

Por esse motivo, a família deve ser parceira do sistema escolar, para juntas proporcionarem um trabalho de cumplicidade e envolvimento nos assuntos relacionados a aprendizagem e a escola.

O debate sobre como envolver a família na aprendizagem e na escola não e novo, promover a colaboração e a responsabilidade é um grande desafio. Mas essa participação da família deve se incentivada e analisada constantemente. Esse desafio se faz necessário para contribuir no processo de aprendizagem da criança, pois somente com a parceria entre a escola e a família a criança terá além de uma boa formação, condição para fazer boas escolhas que influenciarão para toda a vida. Diante do que foi mostrado, surge as seguintes questões: como deve ocorrer a participação da família na escola? De que maneira a escola pode incentivar a participação da família? Quais os resultados desse trabalho em equipe?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com