TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da formação teológica para a igreja

Por:   •  17/3/2016  •  Artigo  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da formação teológica para a igreja

``toda a escritura é inspirada por deus é útil para o ensino, para repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.

Para que o homem de deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. ´´

2a Timóteo 3; 16 17

Teologia o que é?

Estrong: teologia é a ciência de deus e das revelações entre deus e o universo.

Crabtree: quase a mesma coisa ele nos diz que teologia è a ciência que trata da natureza e da sua relação com o universo.

Então podemos definir teologia como sendo o estudo da manifestação de deus através da revelação.

Em quanto nas outras ciências o homem observa, experimenta e manipula o objetivo de sua pesquisa, na teológica o homem somente observa e descobre as revelações de Deus através da história.

Não podemos viver em uma vida cristã sem base bíblica, apenas lendo a bíblia no superficial, temos que nos aprofundar no seu vasto ensinamento para podermos não apresentarmos de mãos de vazias e sem manusear bem a palavra da verdade.

Com isso a teologia para as igrejas tem um papel fundamental para esse aprofundamento.

Mas o que vemos hoje é uma sociedade evangélica que não dão muito credito a teologia, talvez seja pela necessidade imediata de alcançar algo, o que vejo é uma necessidade profunda de conhecimento teológico tanto para pastores e lideres, como para toda mebresia em geral, o que vemos hoje é uma grande maioria de cristãos distorcendo a verdade bíblica, usando de forma erronia favorecendo apenas seus interesses.

Vivemos hoje num mundo moderno, onde é inevitável que essa modernidade não entre dentro das igrejas, com isso as formas de pensar levam a acreditar que estão vivendo um avivamento dos últimos dias, sem dar credito o que a bíblia realmente ensina sobre avivamento, sem si dar conta essas pessoas estão cada vez mais, mornos e frios espiritualmente.

Pessoas influenciadas pelos mais variados pensamentos tais como:

MISTICISMO: crença de que o ser humano pode comunicar-se com a divindade ou receber dela sinais ou mensagens do alem

VERDADE RELATIVA: a bíblia não tem sido a verdade absoluta

PLURALISMO RELIGIOSO: outras religiões se infiltrando nas igrejas.

Cristãos onde o despreparo faz com que os pensamentos mundanos se confundam com os pensamentos de cristo.

Procura apresentar-te a deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja a palavra da verdade.

2a Timóteo 2;15

Dr. Cristofane

``assim, fundados no exemplo do apostolo Paulo, arrazoemossobre o papel e a importância da formação teológica para a igreja, como construtora de pontes, a formação teológica tem o papel de interligar e uma importância de integrar, ela interliga pessoas e comunidades as suas origens e tradições, ao mesmo tempo integra pessoas e comunidades em uma identidade comum.

Como Paulo, a formação teológica também é uma construtora de ponte, só que de duas vias, que permitem idas e vindas, ponte de diálogos entre os fieis e sua tradição, entre ao fieis e sua identidade, interligação e integração. ´´

Conclusão

A teologia é mais que um simples aprendizado é um ganho de conhecimento para a vida inteira onde você se identifica aonde realmente quer chegar e como chegar, com o privilegio de auxiliar aqueles que estão a sua volta, ou seja, a sociedade a se identificar, com o que deus quer e que façamos nessa vida, através das revelações nas sagradas escrituras.

Mas, como Paulo, foi um construtor de pontes entre cristo e as pessoas indo alem das fronteiras, devemos fazer o mesmo sem um construtor de pontes, onde as pessoas possam interagir e se interligar com o conhecimento bíblico.

Referencias bibliográficas

NETO. Ribeiro José

Mestre em letras. UFSP

Pastor auxiliar na igreja batista central de poâ SP, palestra ministrada na semana teológica do instituto bíblico da igreja oBrasil para cristo deMogi das cruzes, SP, em 06 de fevereiro de 2006.

DR.CRISTOFANE

www.cristofane.org

FONTANIN. Katia Alves de oliveira

LOURENÇO. Mestra rosenery loureiro

Instituto teológico quadrangular

Disciplina metodologia do trabalho acadêmico, secretaria geral de educação e cultura – SGEC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com