TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiros Socorros Para Professores em Ambiente Escolar

Por:   •  25/9/2020  •  Artigo  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  9.624 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST - UNIFACVEST

TÂNIA MARA NEGRI GUERRA DE OLIVEIRA

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
“ESTÁGIO ONLINE”

RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº002, DE 01 DE JUNHO DE 2020

PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES EM AMBIENTE ESCOLAR

Garça, SP.                                                                                                                2020

TÂNIA MARA NEGRI GUERRA DE OLIVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado em Primeiros Socorros para Professores no Ambiente Escolar.

Garça, SP.                                                                                                                2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 3

2. APRESENTAÇÃO.......................................................................................... 4

3. ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLÓGICO................... 6

4. CONCLUSÃO................................................................................................. 7

 REFERENCIAS................................................................................................. 8

1 INTRODUÇÃO

O estágio curricular obrigatório foi realizado online, e elaborado a partir da análise de vídeo aulas e da leitura do material em PDF, sobre primeiros socorros para professores no ambiente escolar. O relatório visa transmitir os conhecimentos adquiridos durante o estudo online do estágio.

O tema, primeiros socorros é importantíssimo, pois pode auxiliar em situações emergenciais, garantindo a possibilidade de salvar vidas e não agravar a situação da vítima, sendo realizado até a chegada de uma equipe especializada “Resgate ou Samu” ou socorrida e levada ao “Pronto Socorro”, se necessário.

Então, sabendo que a escola é um espaço organizado para atender bebês, crianças, adolescente e até adultos é de suma importância que  toda a equipe escolar tenham noções básicas de primeiros socorros, podendo prestar atendimentos diante de emergências, principalmente em instituições de ensino que atendem crianças de quatro meses a três anos de idade, onde pode ocorrer com mais frequência engasgo, sufocamento, quedas, entre outras.

Com a realização deste relatório, pretendi demonstrar o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, de modo a melhorar e poder assim refletir todo esse desenvolvimento na prática pedagógica como educadora e professora.

        O estágio online “primeiros socorros no ambiente escolar”, contribuiu muito na minha formação, pois aprendi a maneira correta de como agir diante de um acidente ou mal súbito, sem colocar a vida da vítima em risco, enriquecendo muito minha formação acadêmica e de grande importância na minha prática docente.

2 APRESENTAÇÃO

Aprender sobre os primeiros socorros no ambiente escolar é de suma importância, pois a qualquer momento o professor pode ser surpreendido com um acidente, sendo ele o mais próximo da vítima terá que agir para não colocar em risco a vida da mesma.

O objetivo do estágio foi um maior aprofundamento no tema tão atual e importante para a sociedade em geral, não somente no ambiente escolar. Os materiais disponibilizados durante esse estudo, sendo vídeo aulas e materiais em PDF, forneceram conhecimentos de algumas práticas em primeiros socorros dentro e fora da escola, que são fundamentais na prática docente, principalmente para quem trabalha em instituições educacionais com crianças de quatro meses a três anos de idade, a falta desse conhecimento pode agravar a situação, pois os profissionais envolvidos podem prestar o socorros de forma insatisfatória colocando a vida da vítima em risco ou agravando as lesões.

O estágio online curricular supervisionado com a disciplina primeiros socorros para professores no ambiente escolar, foi realizado no ambiente virtual AVA de educação a distância do centro universitário, UNIFACVEST, sendo fundamental para enriquecer a minha prática docente.

O presente estágio foi realizado de maneira online aprovada pelo MEC, devido às escolas estarem fechadas, por conta da pandemia (Covid-19). Sendo assim, oportunizou o ensino somente a distância.

O estágio online trouxe uma visão diferenciada de como agir diante de um acidente dentro da escola, dando a oportunidade de ampliar o conhecimento na área, refletir sobre o que já se conhecia e também na importância de buscar novos conhecimentos e aplicá-los dentro e fora da escola, ajudando a ter uma atuação mais eficaz, agindo de forma correta no momento necessário.

Segundo Brasil, 2003,podemos definir primeiros socorros, como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.

Então, sabendo que a escola é um espaço organizado para atender bebês, crianças, adolescente e até adultos é de suma importância que  toda a equipe escolar tenham noções básicas de primeiros socorros, podendo prestar atendimentos diante de emergências, principalmente em instituições de ensino que atendem crianças de quatro meses a três anos de idade, onde pode ocorrer com mais frequência engasgo, sufocamento, quedas, entre outras.

A Lei 13722, mais conhecida como Lei Lucas, institui como obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de colégios públicos e privados. O principal objetivo do texto legislativo é preparar os profissionais para agir com segurança diante de acidentes que, como apresentamos, são comuns no espaço escolar.

 Sendo assim, para garantir a segurança das crianças, criou-se a Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação de toda a equipe da instituição escolar, após a morte de uma criança vítima de engasgamento durante um passeio da escola, na qual, ninguém do corpo docente, presente no local, sabia realizar os procedimentos de primeiros socorros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com