TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das ferramentas de comunicação dentro das organizações

Seminário: A importância das ferramentas de comunicação dentro das organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

A importância das ferramentas de comunicação dentro das organizações.

Umas das ferramentas da comunicação primordial dentro das organizações e a comunicação interna.

Conforme HOUAISS (2001), a Comunicação Interna é “aquela que se exerce entre a Instituição e o seu público interno e é diferente também da Comunicação Administrativa, conjunto dos meios e procedimentos utilizados em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, orientações, etc”.

THAYER (1976) coloca a comunicação como elemento vital no processamento das funções administrativas. “É a comunicação que ocorre dentro da organização e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que definem e determinam as condições de sua existência e a direção do seu movimento”.

Como foi citado no texto a empresa Braskem tem como a comunicação interna como uma ferramenta eficaz para alinhar os pensamentos corporativos da organização.

Pode-se afirmar que poucas empresas dão ênfase e importância à Comunicação interna. Mesmo em grandes e médias organizações, essa área ainda não possui altos investimentos, além de faltar conhecimento e pensamento estratégico por parte dos profissionais. Os gestores ainda não se apresentam preparados para lidar com tal comunicação. E são eles os líderes responsáveis pelo pensamento estratégico que farão com que a organização cresça e se desenvolva. “Os líderes são os primeiros que devem entender que a comunicação é uma área estratégica de resultados”.

Saber ouvir é a condição básica para compreender, um dos mais difíceis fatores a serem observados, e uma das causas principais de insucesso nas comunicações. Acredita-se mais na fluência verbal, quando na verdade, o êxito da comunicação reside na motivação e capacidade dos ouvintes em transformar em atos as palavras proferidas.

A comunicação interna e uma ferramenta onde a organização tem a possibilidade de padronizar as atividades das organizações, tem como estar motivando os principais “investidores “ da organização que são os colaboradores da organização, se a organização mantem seus colaboradores motivados automaticamente a organização mantem seus lucros de forma satisfatória, atingindo seu publico alvo que são os consumidores .Os lucros das organizações estarão sempre em alta, o que mantem a organização dentro do mercado.

A importância da comunicação na relação interpessoal na perspectiva dos clientes internos e externos.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.

A comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com