TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de cada um dos elementos essências do seguro

Por:   •  27/5/2016  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE SINDICÂNCIA EM SEGUROS

DISCIPLINA: CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS

PROF.: SERGIO NARCISO

TRABALHO FINAL

ALUNO: MARCELO GOMES DA SILVA

OUTUBRO/2008

Tema: Explicar conceitualmente a importância de cada um dos elementos essências do seguro: O Segurado, O Segurador, O Risco, O Prêmio e a Indenização.

Para um melhor entendimento dos conceitos referentes aos elementos essenciais do seguro inicialmente, descrevemos a seguir um breve texto que ilustra um fato fictício.

“João foi a uma concessionária e comprou seu primeiro automóvel 0km. Ficou muito feliz e satisfeito, mas pelo fato de residir em uma metrópole com alto índice de violência decidiu procurar um profissional habilitado para realizar um seguro de seu risco. O profissional informou ao João que iria realizar cotações de preços em uma seguradora e, após a apresentação de uma proposta de intenção e o pagamento de um prêmio correspondente, o mesmo poderia ficar tranqüilo, pois a partir de então estaria segurado e garantido, através de um contrato, de uma indenização futura em decorrência de um evento incerto com seu bem”.

Como se pode observar os elementos essenciais do seguro estão destacados em negrito no texto, que para um melhor entendimento serão conceituados abaixo:

RISCO

 É o evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro. O risco é a expectativa de sinistro. Sem risco não pode haver contrato de seguro. Para ser segurável, então, o risco tem que ser: possível, futuro, incerto, independer da vontade das partes contratantes, resultar de sua ocorrência um prejuízo e ser mensurável. É comum a palavra ser usada, também, para significar a coisa, que no caso acima é o automóvel, ou também pessoa sujeita ao risco, para os casos de seguro de vida. No texto acima, portanto, João mediante a colaboração de um profissional transferiu à seguradora o risco que pudesse vir a ocorrer com seu bem.

SEGURADO

 É a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro em seu benefício pessoal ou de terceiros. É a pessoa em nome de quem se faz o seguro e que transfere à seguradora, mediante pagamento do prêmio, o risco de um determinado evento atingir um bem ou pessoa de seu interesse. Em alguns ramos específicos existem ainda as figuras do estipulante e do beneficiário (na maioria dos casos em seguros coletivos, com envolvimento de pessoa jurídica). No exemplo do texto, o segurado figura como sendo a pessoa do João.

SEGURADOR

 No segmento de seguros conhecido também como ‘Seguradora’. É uma instituição (sempre pessoa jurídica) que tem por objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com