TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um sistema integrado de geração de informações

Projeto de pesquisa: A importância de um sistema integrado de geração de informações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 Definições conceituais 4

1.1 Criterios rateio dos custos indiretos 4

1.2 Custeio por absorção 4

1.3 Produtos em processo 4

1.4 Produtos acabados 4

2 Unidades equivalentes de produção 5

3 Formação dopreço de venda 6

3.1 Com base nos custos 7

3.2 Com base no mercado 8

4 Análise custo/vlume/lucro 10

4.1 Margem de contribuição 10

4.2 Ponto de equilibrio 10

5 Importancia de um sistema integrado para gerar informações 12

5.1 A importancia do sistema integrado para a gestão industrial 12

6 Demostrações contábeis 13

6.1 Conceitue cinco demostrações contábeis obrigatórias 14

7 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho por tema Gestão Industrial tem por objetivo explanar conceitos provenientes do cotidiano de qualquer profissional da área contábil, bem como dos empresários.

Destaca-se dentre de todos os conceitos, os pormenores dispostos de maneira clara e sucinta, de modo a percorrer desde os conceitos básicos da contabilidade até exemplos complexos.

Exemplificando sempre que possível de maneira fique claro o principal objetivo deste trabalho, seja exercendo sua importância na formação do preço de venda, seja um produto fabricado ou serviço.

1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

1.1 CRITERIOS RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério. O objetivo desta aula é fornecer elementos para essa análise da natureza dos custos indiretos envolvidos na fabricação dos produtos.

1.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

1.3 PRODUTOS EM PROCESSO

São produtos que já sofreram um processo de transformação parcial, mas não totalmente finalizados.

1.4 PRODUTOS ACABADOS

São produtos totalmente finalizados, prontos para a comercialização.

2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Para conceituar o que seja unidades equivalentes de produção precisamos primeiramente definir o que seja grau de acabamento: a transformação de unidades em processamento em equivalentes unidades prontas é efetuada por meio do conceito grau de acabamento. No caso de materiais totalmente introduzidos no início do processo de produção, o grau de acabamento é de 100%. Existe a necessidade de estimar o grau de acabamento sempre que os materiais e outros recursos são adicionados ao longo do processo de produção. Um aspecto muito importante a ser observado é que o grau de acabamento deve ter significado econômico e não apenas físico. Ele deve representar o quanto uma unidade em processamento recebeu da carga de custos que seria necessária para iniciá-la e terminá-la completamente.

Devemos enfim, considerar a seguinte pergunta: “Quanto uma unidade em processamento equivale em relação a uma unidade totalmente acabada?”. A resposta é dada através do percentual do grau de acabamento da unidade em processamento. Com a utilização do percentual de grau de acabamento é possível fazer uma equivalência entre as unidades que se encontram em processamento e essas mesmas unidades, considerando o momento em que elas estejam totalmente acabadas. Portanto, em um determinado período, o montante de unidades equivalentes de produção corresponde ao montante de unidades em processamento convertidas em unidades prontas por meio da aplicação do grau de acabamento definido.

3 FORMAÇÃO DOPREÇO DE VENDA

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com