TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do recrutamento e seleção efetivos de pessoas

Artigo: A importância do recrutamento e seleção efetivos de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Artigo  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

A importânci a de um recrutamento e seleção de pessoas eficaz.

Conceito.

O recrutamento é um sistema de informação que busca pessoas bem qualificadas e com potencial, serão os fututros funcionários da empresa. É trabalho de pesquisa junto as fontes capazes de forneçer a organização um numero de pessoas suficientes

Tem-se o recrutamento externo que é fora da empresa, são novas pessoas e é um dos mais caros pois , envolve anúncios, honorários de agencia de recrutamento e etc.

Já a seleção é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, é a escolha entre os recrutados dos mais capacitados aos cargos existentes com o objetivo de manter ou aumentar a produtividade e os resultados obtidos. Visa à adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo.

Enquanto recrutamento e uma coleta de informação a seleção é um processo de comparação e decisão.

Mercado de trabalho e recursos humanos.

Mercado é o ambiente onde se processo as trocas de mercadorias. No exemplo mais comum, os bens e serviços sao comercializados em uma determinada quantidade dado os niveis de preços. O mercado de trabalho se processa de maneira similar, aqui o trabalho é a mercadoria e o preço do trabalho é representado pelo salário. Os trabalhadores são os ofertantes de trabalho e os capitalistas os demandantes. Quando a demanda por trabalho é maior que a oferta os salários aumentam, quando a oferta por trabalho é maior que a demanda, os salarios diminuem.

Já os recursos humanos É um conjunto de princípios estratégicos e técnicos que contribuiu para atrair, manter, motivar, treinar e desenvolver o patrimônio humano de qualquer organização. Outra definição nos é fornecida por TOLEDO (1986), segundo a qual Recursos Humanos seriam "o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade".

Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. (CHIAVENATO, 1981)

Conceitos :

Gerenciar pessoas se tornou uma atividade estratégica dentro das empresas, pois a globalização e o acirramento da concorrência nivelaram as organizações nos produtos e nos preços.

Sendo assim, a cada momento fica mais importante selecionar novos funcionários que demonstrem capacidade de absorção de novas habilidades e uma forte tendência a reagir positivamente aos processos motivacionais.

A seleção de profissionais com esse perfil, aliada aos sistemas de avaliação de desempenho focados em resultados e complementados por sistemas motivacionais, poderão levar as empresas a se destacarem no mercado.

Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas será o grande diferencial entre as empresas, visto que, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com