TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da liderança em uma organização - Caso de estudo: Beira Connect

Por:   •  17/12/2018  •  Artigo  •  5.639 Palavras (23 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Faculdade de Economia e Gestão

Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA)  

A influência da liderança em uma organização - Caso de estudo: Beira Connect

De:

DAVID FRANCO

Beira,

Novembro, 2018


A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA EM UMA ORGANIZAÇÃO - CASO DE ESTUDO: BEIRA CONNECT

Unidade Curricular: Comportamento Organizacional

THE INFLUENCE OF LEADERSHIP IN AN ORGANIZATION - CASE STUDY: BEIRA CONNECT

Subject: Organizational Behavior

David Franco

Mestrando em Administração e Gestão de Negócios (MBA-UCM) e Empreendedor

dvdfranco6@gmail.com

RESUMO

O avanço tecnológico e as transformações constantes no mundo organizacional, resultante da competitividade do mercado, tende a levar as organizações a mudarem o seu pensamento organizacional. A Beira Connet, empresa Moçambicana também tem apostado novas ferramentas para a gestão dos seus colaboradores e alcance dos resultados. Os líderes, como elementos chaves do complemento do sucesso das organizações procuram motivar e informar aos colaboradores para que sejam e tornem – se mais produtivos. Nesse contexto, o presente artigo ilustra aos líderes ou futuros líderes, que a missão, visão, metas, objectivos e valores da empresa podem ser alcançados pelas pessoas e por meio da influência do próprio líder. Contudo, o tema mostra como uma boa liderança influência na gestão organizacional, criando harmonia entre os colaboradores, sinergias, motivação, procurando transformar as equipes de baixo desempenho em equipes de alto nível ou vice-versa. Para a realização desta pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica sedo que o artigo é de natureza exploratória (descritivo e qualitativo).

Palavras-Chaves: Liderança; Organização; Colaboradores.

ABSTRACT

The technological advance and constant changes in the organizational world, resulting from the competitiveness of the market, tends to cause organizations to change their organizational thinking. Beira Connet, a Mozambican company, has also invested in new tools to manage its employees and achieve results. Leaders, as key elements in the success of organizations, seek to motivate and inform employees to become and become more productive. In this context, this article illustrates to leaders or future leaders that the company's mission, vision, goals, objectives and values ​​can be achieved by people and through the influence of the leader himself. However, the theme shows how good leadership influences organizational management, creating harmony among employees, synergies, motivation, seeking to transform low-performing teams into high-level teams or vice versa. For the accomplishment of this research was used the bibliographic research sedo that the article is of exploratory nature (descriptive and qualitative).

Keywords: Leadership; Organization; Workers.

INTRODUÇÃO

Com o cenário organizacional e económico cada vez mais competitivo e em constante mudança, as organizações têm procurado encontrar estratégias como meio de aumentar a produtividade. As empresas perceberam que não basta uma boa remuneração, uma boa formação e capacitação do colaborador para maximizar o seu potencial de uma forma mais eficaz transformando-o em um profissional excepcional, mais também uma boa liderança que motiva as pessoas influência na sua produtividade. Porque, os líderes são o meio para a condução bem-sucedida ou seja são os guias, sendo um dos meios mais eficazes para renovar e revitalizar não só as empresas e impulsioná-las para à competitividade e ao sucesso. Existindo a falta de uma boa liderança, as empresas ficam perdidas com grandes dificuldades, perca de tempo e objectivo, para execução de tarefas ou actividades os líderes possuem poder entre os indivíduos, privilégios, trazem entusiasmo e amor no trabalho, fazendo com que os seguidores sigam o mesmo ideal, modificando comportamentos apenas com suas atitudes. O tema é relevante e de extrema importância, visto que, irá ajudar a fazer a confrontação entre o que diz a teoria e o que se aplica na prática, relativamente à liderança na organização, referente a influência dos líderes. Pois, as organizações estão preocupadas em adquirir líderes que motivem, influenciem a sua equipe de forma a obter resultados traçados. Diante deste contexto, o presente artigo pretende discutir como problemática: Como a liderança influência nos resultados do Beira Connect?

Com objectivo de ilustrar aos líderes ou futuros líderes, que a missão, visão, metas, objectivos e valores da empresa podem ser alcançados pelas pessoas, por meio da influência do líder. Especificamente demostrar que o líder possui um papel fundamental, pois é através dele que a empresa poderá acarretar um enorme desenvolvimento em todos os sectores que alicerçam, obtendo alto rendimento e motivação entre os membros da organização; Identificar a liderança existente no Beira Connect; Caracterizar a liderança no Beira Connect; E confrontar os resultados do estudo prático com o teórico.

Quanto a estrutura o presente artigo tem cinco partes, além desta primeira parte introdutória, onde expõem-se todo o processo da investigação, começando pela justificação do tema, passando para a formulação do problema, da pergunta partida, e do objectivo geral e específicos. Na segunda parte, tem-se a revisão bibliográfica sobre a liderança; Seguida da terceira parte, onde apresenta-se a metodologia. Seguida da quarta parte, onde mostra-se os resultados e as suas análises obtidos com o inquérito por questionário e entrevista, também dedicou-se a fazer a confrontação do que se viu na prática com o que se diz na teoria, e às conclusões alcançadas, que permitiu fazer a conclusão de acordo com os resultados obtidos com o desenvolvimento do estudo de caso. E por fim a quinta parte, referente as referências bibliográficas encerram o artigo.

REFERENCIAL TEÓRICO

Conceito de Liderança

Actualmente o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, em que as pessoas e as organizações tentam ganhar um espaço de destaque dentro do mercado, é necessário que exista um acompanhamento para gerir essa evolução. É dessa necessidade que surge a liderança.

O conceito de liderança segundo Chiavenato (2003) “é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objectivos em uma determinada situação”. E no pensar de Ulrich (1999) liderança é compreendida como a conexão dos atributos dos líderes, ou seja, hábitos, traços de personalidade, competências, comportamentos, estilos, habilidades, valores e carácter com os resultados desejados pela organização. Também é entendida como um processo simultâneo, contínuo e de mútua influência dentro de uma equipe, caracterizado pela emergência de líderes oficiais e não oficiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com