TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A interação entre o sujeito e o meio ambiente

Artigo: A interação entre o sujeito e o meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  455 Visualizações

O ambiente é um dos fatores relevantes para a análise do comportamento que possui um vasto sentido que envolve o espaço físico, social e interno do sujeito. A interação entre o sujeito e o ambiente, prevê o que determinada alteração no ambiente provoca no seu comportamento.

Para o behaviorismo radical os eventos privados tais como sentimentos, pensamentos, dentre outros, podem eliciar um comportamento, mas não explicam ou justificam seu acontecimento.

Skinner não recusa a existência das emoções, sentimento e idéias, considera que mente não se separa do corpo, sendo um só organismo, isto é, monista.

O comportamento é entendido como uma relação ou interação de transformação mútua entre eventos ambientais (estímulos) e as atividades de um organismo (resposta). Os padrões de comportamento são feitos através de um modelo de seleção natural, que prepara o organismo para um futuro semelhante ao passado selecionador, neste sentido, a sobrevivência é sua forma de consequência seletiva.

Esta seleção distingue três em níveis de variação: a filogênese (que envolve comportamentos obtidos de maneira hereditária pela história de seleção da espécie), ontogênese (comportamentos adquiridos pela historia de vida do individuo - se uma resposta é reforçada na presença de um estímulo, este pode adquirir controle sobre o comportamento) e a cultura (condicionamento operante - contingências que atuam sobre um grupo de pessoas - restrito à espécie humana, abrange comportamentos regido por normas de conduta, ética religião etc, passando entre gerações através da linguagem, comportamento exclusivo humano).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com