TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A luta pela igualdade e respeito

Resenha: A luta pela igualdade e respeito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

As lutas por igualdade e respeito às diferenças têm sido constantes em vários setores da sociedade, entre eles, e talvez o mais importante, encontra-se o ambiente escolar, que se apresenta como o lugar da mudança, das falas diversas, do universo em transformação e de um movimento que nos espera cotidianamente. A diversidade e as misturas culturais no Brasil são muito marcantes, e essa diversidade não acontece apenas em nosso país e em nossos dias, o contato entre culturas diferentes nem sempre foi tranquilo, ao contrário, ao longo do tempo, os conflitos e a intolerância marcaram essas relações e ainda marcam. É importante os pais ensinarem as crianças desde pequenas a respeitarem todas as pessoas, sejam elas brancas, negras, pardas, respeitar também todas as religiões, todas as raças entre indiferenças que surgem em nosso meio, assim auxiliando para que a criança cresça com uma educação diferenciada e o respeito a todas as pessoas, pois todos são iguais.

Todos sabem que ainda existe muita indiferença, mas é importante que a exclusão não deva acontecer dentro da sala de aula, por isso os pais, os educadores, coordenadores e diretores devem estar atentos e observarem o que ocorre dentro e fora da escola, para assim oferecer um ensino de qualidade, respeitando todos de uma forma geral, é na escola que temos uma complexidade de convívio social em que se deve buscar a desconstrução de qualquer tipo de preconceito para que assim venhamos a adquiri novos valores e inclusive a respeitabilidade para com o outro, pois a escola é o local onde forma opiniões e principalmente formam-se cidadãos. O racismo e as diferenças existentes na escola exigem que os professores e a forma como a escola foi e esta estruturada passe por mudanças, pois a partir do momento em que a diversidade e individualidade de cada aluno forem compreendidas será possível perceber como as diferença culturais, raciais, étnicas e de gênero poderão contribuir para um melhor desempenho dos alunos, da mesma forma que essa individualidade não receber a atenção necessária poderá ocasionar o efeito contrário “o fracasso do aluno”, que muitas vezes não é percebido de imediato, mas no futuro poderá se concretizar.

A presença do negro na literatura brasileira não escapa ao tratamento marginalizado que, desde as instâncias fundadoras, marca a etnia no processo de construção da nossa sociedade. A visão distanciada configura-se em textos nos quais o negro ou o descendente de negro reconhecido como tal é personagem, ou em que aspectos ligados às vivências do negro na realidade histórico-cultural do Brasil se tornam assunto ou tema. Na nossa Literatura Brasileira encontramos vários escritores, como: Machado de Assis, Lima Barreto, Castro Alves entre outros, mas o que mais marcou na época de escola foi Machado de Assis com o livro Dom Casmurro. Machado de Assis foi cronista, dramaturgo, jornalista, crítico, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras e é famoso por muitos de seus livros. Lembro-me também de que na escola os professores falavam muito sobre Pixinguinha que foi um dos maiores flautistas e responsável pela popularização de instrumentos musicais afros no Brasil.

Enfim enfrentar o preconceito e a discriminação não se trata apenas de buscarmos meios legais para garantir os valores necessários a esta parcela da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com