TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  29/5/2016  •  Artigo  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR

Evandro Gonçalves¹

Profº____________²

RESUMO

A educação voltada para a denominada igualdade de gêneros, também conhecida como igualdade entre homens e mulheres, é uma missão que deve ser iniciada em casa. As crianças que desde sua infância aprendem que meninas e meninos devem ter deveres, direitos e oportunidades iguais, como consequência se tornarão adultos que respeitarão uns aos outros, independente do fato de ser homem ou mulher. A igualdade de gêneros é considerada um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa, com menos preconceito e discriminação. A pesquisa tem como objetivo demonstrar os percalços encontrados no dia-a-dia para que seja estabelecida uma igualdade de gêneros dentro do ambiente escolar e foi realizado através do levantamento da bibliografia que trata do tema.

PALAVRAS – CHAVE: Educação; Igualdade de Gêneros; Ambiente Escolar.

ABSTRACT

Education focused on the so-called gender equality, also known as equality between men and women is a task that should begin at home. Children from childhood learn that girls and boys should have duties , equal rights and opportunities as a result will become adults who respect each other , regardless of whether a man or woman . Gender equality is considered one of the pillars for the construction of a fairer society, with less prejudice and discrimination. The research aims to demonstrate the pitfalls encountered in day-to- day for gender equality is established within the school environment and was conducted through a survey of the literature dealing with the subject.

KEYWORDS: Education; Gender Equality; School environment.

_____________________

¹ Aluno formando do Curso de Gênero e Diversidade na Escola, pela Universidade Federal De Alagoas (UFAL).

INTRODUÇÃO

O sistema educacional possui um papel de grande importância dentro da sociedade, sendo considerado um dos principais espaços destinados a socialização, formação e transmissão de valores sociais indispensáveis para a formação de pessoas melhores.

Por um lado, a educação e vista como um ambiente que contribui para formação de cidadãos mais reflexivos e críticos, que os auxiliam para superar seus desafios como opressões e preconceitos, por outro lado, a educação também revela uma possibilidade de ampliar a desigualdade, através da divisão sexual do conhecimento que vem a reforçar o preconceito e estereótipos.

A desigualdade de gênero ganha uma grande repercussão quando o assunto e a diferença de remuneração existente entre homens e mulheres. Num geral as mulheres possuem uma maior escolaridade quando comparado aos homens, no entanto elas acabam recebendo menos que eles, apesar do nível de formação ser maior.

A desigualdade de gênero, quando associada a outras formas de desigualdade, resulta em formas múltiplas de violação dos direitos humanos. A acessibilidade a educação ocorre de maneiras diferentes se compararmos o meio urbano e o rural, as mulheres que residem no meio rural encontram maiores dificuldades em ter acesso a educação, tendo em vista que as escolas são muito distantes de onde moram e muita das vezes não existe transporte para leva-los a escola mais próxima.

Outra diferença encontrada no âmbito educacional esta relacionada as diferenças geracionais, as mulheres mais velhas, tem menos tempo livre para os estudos e portanto apresentam índices maiores de analfabetismo e como consequência, as oportunidades no mercado de trabalho são reduzidas. A taxa de analfabetismo também é elevada em relação às mulheres negras, comparadas as mulheres brancas.

A preocupação com a igualdade de gênero e o fortalecimento dos direitos humanos ultrapassam os planejamentos das politicas federais. Uma educação qualitativa deve estar ligada a busca de igualdade entre os seres humanos e a valorização da diversidade da sociedade brasileira. E papel de todos contribuírem para a redução da desigualdade de gênero e realizar o enfrentamento para garantir a igualdade de gêneros na escola combatendo a discriminação e o preconceito.

A pesquisa tem como objetivo demonstrar os percalços encontrados no dia-a-dia para que seja estabelecida uma igualdade de gêneros dentro do ambiente escolar, apresentando conceitos e definições sobre a palavra gênero, bem como a importância da ética como caminho para que esta luta venha a se tornar realidade.

O trabalho foi realizado através do levantamento da bibliografia que trata do tema, por meio de livros e artigos científicos obtidos de diferentes bases de dados, utilizado como forma de confrontar a opinião dos autores a respeito do tema.

1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES SOBRE A PALAVRA GÊNERO

O termo gênero foi utilizado pela primeira vez dentro do campo das ciências médicas, na sociologia e psicologia. Nos anos 70, na França, o termo utilizado pelas pessoas para falar de gênero era sexo social ou diferença social de sexos, em 1972, Ann Oakley, socióloga britânica, começou a desenvolver um estudo para diferenciar o gênero do sexo. Já nos anos 80, o termo gênero ganhou maior força e repercussão através dos movimentos feministas.

Com a intenção de distinguir os termos sexo e gênero, eis que encontramos as seguintes definições para ambos, o sexo visto somente como um fator biológico difere do gênero que ao contrário do sexo utiliza o caráter cultural.

“Todas as palavras têm uma história, são distintos os símbolos, significados e interpretações que se tem a respeito de determinados conceitos e relações. Ignorar este caráter social e historicamente construído pode ser um grande equívoco quando trabalhamos com conceito de gênero, cujo cerne é sair de explicações das desigualdades fundamentadas sobre as físicas e biológicas, afinando seu caráter, social, histórico e político” (SCOTT, 1992, p. 44).

Um exemplo mais simplificado destas termologias seria que sexo pode ser referenciado como o fato de sabermos que mulheres possuem seios e gênero por sabermos que homens gostam de futebol. O gênero representa as diferenças que são resultados das construções culturais e sociais e não resultados advindos da natureza humana.

Nesse sentido, afirma Scott (1991, p. 4) que “o gênero [...] é uma maneira de se referir às origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas dos homens e das mulheres”.

Na realidade, podemos abordar o conceito de gênero em diversos casos, por exemplo, o conceito de gênero pode ser utilizado para tratar de questões que envolvem desigualdade social, hierarquia masculina, entre outros. Um exemplo comum na sociedade esta na distribuição das tarefas domésticas, uma vez que as mulheres passam maior parte do tempo realizando tais tarefas, não sendo uma questão natural e sim cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com