TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de diversidade cultural

Artigo: A noção de diversidade cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

PLURALIDADE CULTURAL

Pluralidade cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religião (católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural que faz do mundo um lugar rico. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. É a pluralidade que torna cada ser único.

Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.

O que se almeja ao tratar de Pluralidade Cultural, não é a divisão ou a marginalização da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa, democrática usufruindo cidadania.

A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.

Sem dúvida, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se. É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece.

DIÁLOGO SOBRE A SOLIDARIEDADE.

Vendo que o mestre olhava com tristeza para a foto de um velho recorte de jornal, um dos seus discípulos perguntou:

Discípulo: O que aconteceu Mestre, recordações tristes?

Niestévisky: Sim. Estou vendo a foto de um amigo falecido.

Discípulo: Perder amigos é muito triste. Faz tempo que ele morreu?

Niestévisky: Sim, já faz mais de 40 anos.

Discípulo: Que bonita amizade, tanto tempo depois e o senhor ainda se lembra dele com tanta ternura. De que ele morreu?

Niestévisky: Executado na cadeira elétrica. Este jornal deu a notícia da execução.

Discípulo: Sério?!?!

Niestévisky: Sim, mas ele, apesar de haver cometido alguns erros, ainda assim era um bom compars... Quer dizer, companheiro. Eu fui ver a execução, ele quis que eu fosse. Foi muito triste. Aquilo me deixou traumatizado. Até hoje, toda vez que vou a uma churrascaria, o cheiro me faz lembrar dele. Mas sabe, o pior é que carrego comigo um certo remorso. Eu me neguei a realizar o seu último pedido.

Discípulo: Puxa mestre, isso é uma coisa que não se faz a um homem que vai morrer. O último pedido é algo quase sagrado. Mas o que foi que ele pediu?

Niestévisky: Bem, ele me disse que estava com muito medo e por isso me pediu que eu segurasse a sua mão enquanto fosse eletrocutado.

Desigualdade social

A pobreza é um problema que afeta a maioria dos países

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com