TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A palavra educação em um sentido mais amplo

Artigo: A palavra educação em um sentido mais amplo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Artigo  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  471 Visualizações

Devemos considerar a palavra educação em um sentido mais amplo e não apenas no sentido clássico (restrito) que contempla a educação nas fases da infância e juvenil A educação diz respeito à existência humana em toda a sua duração e em todos os seus aspectos. Ela atua sobre o desenvolvimento do ser humano com a intenção de integrá-lo no modo de ser social vigente e de conduzi-lo a aceitar e buscar os fins coletivos.

O método pedagógico é função da cultura existente. O saber é o conjunto dos dados da cultura que se têm tornado socialmente conscientes e que a sociedade é capaz de expressar pela linguagem. Nas sociedades iletradas não existe saber graficamente conservado pela escrita e, contudo, há transmissão do saber pela prática social, pela via oral e, portanto, há educação.

A educação, através de seus vários mecanismos, busca desenvolver no indivíduo a capacidade de adaptação e de intervenção deste num determinado universo cultural. Ela é efetivada através de um conjunto de ações que procuram inserir nos indivíduos princípios, regras e habilidades de uma sociedade determinada, da qual eles são ou farão parte. Ela não é somente a escolar. E mesmo a escola não deixa de ser guiada por idéias, interesses, valores e razões de uma determinada época, conjuntura, grupo cultural ou financeiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com