TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pandemia tem afetado minha ética?

Por:   •  8/10/2020  •  Dissertação  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

A pandemia tem afetado minha ética?

Para iniciar esse diálogo, se faz necessário conceituarmos o que é a ética. A ética, de acordo com a filosofia, é responsável por construir as bases para a boa conduta do ser. No cenário caótico que vivemos, a ética tem perdido o seu real significado, as pessoas têm agido de forma incoerente diante das situações delicadas, sem pensar no próximo. A ética não é individual, é para todos e por isso a discussão sobre a conduta ética em tempos de pandemia é delicada, pois envolve as diversas variedades comportamentais que transpassam a sensação de bem-estar/mal-estar.

Como já mencionado, a ética tem perdido seu significado. De que forma? Pois a resposta está mais clara do que se possa imaginar. Como as pessoas estão agindo diante do período delicado? Esse questionamento é mais que suficiente para respondermos à pergunta inicial. Os comportamentos de cada indivíduo tem sido a maior causa de problemas, visto que, uns não respeitam o isolamento e/ou não respeitam as regras para compras, como assim? Nos primeiros dias de isolamento, vimos que as pessoas se desesperaram de forma absurda e correram para os supermercados pra estocar comidas e outros materiais, em muitas cidades as mercadorias foram esgotadas. Fica o questionamento: e o meu próximo? só eu que preciso desses materiais?

Muito mais que a individualidade, vemos também as pessoas que se expõe a infecção, sem precisarem, e colocam em risco a vida dos seus familiares. Onde fica a responsabilidade? Quando iniciamos essa pandemia, as regras foram claras quando diziam para sair somente para o necessário e se sair, uma ou duas pessoas por família. Mas vemos totalmente o contrário, as pessoas estão saindo com a família inteira; mãe, pai, filho, cachorro, papagaio etc. Questiono novamente: Onde fica a responsabilidade? na gaveta do guarda-roupa?

Não é possível tratar de ética sem antes mencionar a responsabilidade de cada indivíduo. Mesmo que nos declaremos livres, temos a responsabilidade, Sartre já afirmava que o ser que se diz livre pelas suas escolhas, tem sua responsabilidade num todo, não somente na sua individualidade. Pois quando se escolhe ser livre, cai sobre ti a responsabilidade de todo o mundo. "Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer” (SARTRE, 1983).

Quando se tratamos de ética, principalmente em um período desses, é delicado, pois cada indivíduo visa o seu próprio bem. Mas a ética não é individualista, deve ser para todos, visando o bem e a harmonia entre toda a sociedade. Se todos tiverem uma consciência ética, é fato, que uma mudança ocorrerá, pois quando a ética esta inclusa na sociedade, as coisas tendem a percorrer melhor. Se cada indivíduo passar a se preocupar também com seu próximo, a situação será mais amenizada, existirá uma harmonia entre todos e por isso, será mais fácil lutar contra essa pandemia.

REFERÊNCIAS

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. São Paulo: Abril Cultural, 1978 [1946]. (Os Pensadores)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com