TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A poluição luminosa é uma lesão que pode ser vista

Projeto de pesquisa: A poluição luminosa é uma lesão que pode ser vista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição luminosa um dano a ser visto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e especificar o a problemática da poluição luminosa, e traz à tona vários problemas causados por esse tipo de poluição, que ainda vem sendo tratado com pouca preocupação, sendo a vezes esquecido devido ao embate com o processo de crescimento, industrial e tecnológico, e por muitas vezes tem escondido os danos causados a natureza em si, aos animais e até ao próprio ser humano que na busca por crescimento e desenvolvimento deixa passar despercebido a gravidade do problema. São expostos os danos e os tipos de poluição que abrange o excesso de luz, no meio ambiente, na busca de alertar e conscientizar os agentes poluidores para uma adequação no uso da luz que é de estrema importância para a humanidade.

1- Introdução

Um problema que tem afetado a população mundial é a poluição luminosa, como seu nome já diz poluição luminosa é a poluição causada pela luz excessiva utilizada por agentes poluidores (Seres humanos), visto que essa poluição tem maior incidência nas grandes metrópoles, e tem causado vários problemas; as vezes passando despercebido pelo homem, mas com consequências desastrosas para o ecossistema, causando prejuízos incalculáveis para animais e insetos. O assunto as vezes por não ter uma legislação mais severa, tem sido visto, com pouco alarme em alguns países mas já estar se tornando muito aparente em áreas densamente povoados e fortemente industrializados, como por exemplo, na América do Norte, Europa e Japão, onde a poluição luminosa e mais intensa; com isso o mito que diz é ‘’ a fumaça das chaminés eram um símbolo de progresso” (donaire,1995, p36) vem deixando de existir. Pois o fato da poluição luminosa pode conduz a um maior gasto de energia elétrica, mostra que nem sempre a busca pelo progresso pode trazer bons resultados.

2- Desenvolvimento

O intervalo em que o planeta terra gira ao redor do seu eixo no sentido anti-horário é de vinte e três horas, cinquenta e seis minutos, quatro segundos e nove centésimos. Essa rotação define o comprimento dos dias ( fotoperiodo) e das noites. (ESA* pág. 41). O ser humano vem ao longo dos tempos alterando a iluminação natural do planeta, proveniente das estrelas, do sol e da lua que sua por sua vez reflete a luz do sol.

A iluminação artificial era possível por meio da queima do carvão vegetal, óleos e outros recursos antes de Thomas Edson e da Revolução Industrial. Devido as técnicas rusticas para a obtenção de luz, a alteração da luminosidade natural era limitada, sendo considerada de baixa escala ou baixo impacto ( ESA pág. 49).

Com o desenvolvimento e crescimento rápido a alteração da luminosidade natural se tornou uma grande preocupação. Com a grande preocupação que gerava as alterações da luminosidade natural, não demorou muito para que o termo Poluição luminosa aparecesse, pois o excesso de luz era claramente visto com um tipo de poluição, pois traz consequências desastrosas para o equilíbrio natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com