TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta e a construção do conceito de inconsciente.

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 6

A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta e a construção do conceito de inconsciente.

São Paulo – Setembro 2015

A psicanálise como método de investigação do psiquismo. A descoberta e a construção do conceito de inconsciente.

Trabalho apresentado como parte da

nota das atividades práticas

supervisionadas, na matéria de

Teorias Psicanáliticas I

da Prof.ª Marcela Henckel.

São Paulo – Setembro 2015

Etapa 1

Resenha crítica dos textos estudados.

A psicanálise surgiu com o propósito de conhecer o inconsciente humano, é um método de investigação, para compreender e melhorar a qualidade de vida, e busca entender o funcionamento do sistema psíquico. Seu fundador Sigmund Freud (1856-1939), um médico vienense iniciou os estudos sobre a psicanálise publicando diversas obras. Usava o método de investigação que é interpretativo, buscava o significado por trás de ações, palavras, ou da imaginação, como os sonhos e delírios descobrindo-se então o inconsciente, o aparelho psíquico dentre outros conceitos, o objetivo dele era a cura, que só ocorre através do autoconhecimento.

Efetuando uma leitura ao capítulo V da obra recomendada pela professora da disciplina, encontrou-se uma abordagem acerca da temática da Psicanálise a partir de Sigmund Freud, a descoberta do inconsciente, a primeira e segunda teoria sobre as estruturas do aparelho psíquico, a descoberta de sexualidade infantil, os mecanismos de defesa e o recalque, os métodos e forma de atuação da psicanálise freudiana e a interpretação dos sonhos.

Em vista disso, tem-se que a psicanálise surgiu com o médico Freud, em 1980, com o objetivo de estabelecer tratamentos dos sintomas histéricos e neuróticos. Definiu com isso que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade propicia a renúncia da satisfação imediata tendo uma situação real na realidade. O princípio do prazer é o processo primário que liberta e rompe barreiras distantes da razão.

Verificou-se que, a partir de Sigmund Freud ocorreu uma transformação que foi capaz de alterar todo pensamento referente à vida psíquica do ser humano. Adotando uma abordagem científica, esse autor criou a psicanálise por meio de observações das regiões obscuras e dos processos misteriosos do psiquismo, transformando-a em teorias e métodos. Para Freud a compreensão do ser humano só pode ocorrer por meio de um resgate da historia pessoal do indivíduo ligada à sociedade e aos grupos de seu pertencimento.

Entende-se, com isso, que teoricamente a psicanálise freudiana é caracterizada pela sistematização do conjunto de conhecimentos oriundos do funcionamento psíquico do ser humano. Metodologicamente, traduziu-se num método interpretativo buscando o significado das produções imaginárias humanas. Por conseqüência, transformou-se numa prática profissional com referência ao modo de tratamento buscando a cura e o autoconhecimento.

O funcionamento psíquico para Freud se dá por meio do aspecto econômico, o tópico e o dinâmico. Assinala ele que o aspecto econômico se dá em razão da existência de uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos. O tópico é onde ocorrem sistemas que identificam a natureza e o modo de funcionamento psíquico. E o dinâmico, é onde ocorre a pulsão que reside no interior do psiquismo como uma força conflitante.

Por isso, a primeira teoria sobre as estruturas do aparelho psíquico foi o primeiro passo na direção do entendimento da personalidade, sendo assentada sobre três instâncias psíquicas ou sistemáticas, determinadas no pré-inconsciente, no inconsciente e no consciente.

Nessa teoria, o pré-inconsciente é visto como um sistema de conteúdos que acessam a consciência.

Com a descoberta do inconsciente ocorreu à transformação no entendimento acerca da posição subjetiva do ser humano, subvertendo o sujeito moderno na conquista do espaço subjetivo. Assim, é entendido como aquele que exprime o conjunto de conteúdos reprimidos da consciência. Esse conceito direciona-se à proposição de uma realidade psíquica, entendida como uma zona de pulsões, desejos, tendências e medos.

O consciente, por sua vez, é visto como um sistema do aparelho psíquico receptivo às informações interiores e exteriores, destacando a atenção, a percepção e o raciocínio.

A psicanálise causou grande reboliço por mexer com certos padrões morais, como por exemplo, a síndrome de Édipo, ajudando a entender traços importantes da personalidade, fatos que o ser humano pode tentar esconder, mascarar, mas que através do inconsciente são mostradas, o inconsciente é aquilo que nossa mente tenta suprir, e não trazer a tona, por ser algo penoso, constrangedor, doloroso, mas não é apenas ocupado apenas de memórias ruins, podem ser boas também, o inconsciente pode vir a tona através de palavras, gestos, atitudes, que o denunciam, ajudando assim a compreender melhor o ser, a psicanálise atua muito bem na sociedade, pois a maior busca do homem é compreender a si mesmo, e através dela adquirimos um bem para sociedade, vamos pensar num crime por exemplo, o criminoso pode tentar esconder seus traços de psicopatia, mas com intermédio dela conseguimos identificar significados ocultos, usando por exemplo a segunda teoria do aparelho psíquico, que relata sobre o id, ego, e superego, basicamente explicando o id são seus "instintos" desejos irracionais, egoístas, seus impulsos mais fortes, que são regulados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com