TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociologia, o estado e o poder

Por:   •  18/9/2015  •  Seminário  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

A Sociologia, Estado e o Poder

A sociologia é caracterizada como uma ciência social, que possui como objeto de estudo o comportamento humano em função do meio em que se encontra inserido, e os processos que interligam os indivíduos aos grupos sociais. De modo geral, podemos dizer que a sociologia é um estudo científico da organização e do funcionamento das sociedades humanas. A sociedade pode ser definida como um sistema de interações humanas que seguem um padrão cultural, ao qual guiam suas ações, comportamentos, a maneira de viver e a forma que convivem com as pessoas, e mesmo assim, conseguem evoluir constantemente por serem constituídas por seres pensantes. O Estado é um conjunto de instituições, que são denominados de Agentes Estatais; e todo estado possui um espaço demográfico delimitado, onde ele exerce o seu Poder. O Poder pode ser caracterizado como a capacidade de fazer com que algo aconteça; no processo social é a capacidade de influenciar ou alterar o comportamento de outros indivíduos.

Podemos outras definições, como por exemplo, a de Max Weber (1864-1920), a sociedade é “tecida nas relações sociais, onde têm a ver com as motivações dos mesmos e com o sentido que atribuem às suas ações em relação ao outro com quem interagem”. E ele afirmava que o verdadeiro poder estatal está nas mãos da burocracia militar e civil, “o estado é uma relação de homens dominando homens”. Para weber há três formas de dominação legitima: A Dominação tradicional é legitimada pelos costumes normas e valores tradicionais; A Dominação Carismática esta fundada na autoridade do carisma pessoal; e a Dominação Legal que é legitimada pela legalidade que decorre de um estatuto, da competência funcional e de regras racionalmente criadas.

Já para Karl Marx (1818-1883) a sociedade se “constitui por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dominantes, ou seja, da classe que tem controle dos meios de produção”. Ele não chegou a formular uma definição específica da relação entre o Estado e o Poder, mas ele chega próximo a uma definição anarquista. Identificando a divisão do trabalho e a propriedade privada, como a base do surgimento do Estado, onde ele o define como uma entidade abstrata, em contradição com a sociedade. Com base na visão de Marx, podemos dizer que o Estado possui uma relação de poder dominante sobre a sociedade, impedindo as oposições contra seu poder exercido.

Por fim, para Durkein (1858 – 1917), afirma que a sociedade é “um conjunto de regras e normas, padrões de conduta, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual”; Para ele a existência do Estado é fundamental dentro da sociedade para assegurar seu desenvolvimento de forma organizada, sempre investindo na educação pública. Para ele é importante que exista uma relação entre o estado e os indivíduos, para saber como os governantes se comunicam com os cidadãos, para que estes acompanhem as ações do governo.

Pode-se concluir então que, a sociologia estuda o comportamento da sociedade e que existem diversos grupos sociais que a foram, mas que todas elas possuem um Estado como uma estrutura de poder, que é constituída pela Autoridade – que pode ser legitimada pela população, força, ou pela tradição; a Influência – nas ações dos indivíduos, nas ações dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com