TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia como suporte à inteligência competitiva

Tese: A tecnologia como suporte à inteligência competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

A tecnologia como suporte à inteligência competitiva

Rodrigo Ferreira Almeida rodrigo.falmeida5@gmail.com

Vitor Silveira Pereira vitor655@gmail.com

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar o conceito de inteligência competitiva, o abordando como um processo organizacional fundamental e a forma como a tecnologia serve de suporte para o mesmo, viabilizando o acesso à informação de modo dinâmico, e por fim, se aprofundando no tema usando um estudo de caso. Para a pesquisa exploratória e revisão de literatura, foram usados autores como Marta Lígia Pomim Valentim e Idalberto Chiavenato. Mostraremos o estudo de caso da Motorola Brasil. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma aliada indispensável no processo de obtenção da inteligência competitiva.

Palavras-chave: Inteligência Competitiva. Tecnologia da Informação. Gestão da Informação. Gestão Competitiva.

1 Introdução

Cada vez mais as organizações vêm percebendo a inteligência competitiva como um processo fundamental de diferenciação em relação aos seus concorrentes e de planejamento de suas ações e estratégias.

“Realizar inteligência competitiva exige tempo, esforço e investimento financeiro. O retorno muitas vezes é de difícil mensuração. Entretanto, o custo maior, e as empresas estão descobrindo este fato, é não obter as informações no momento oportuno”, como pontuam Pozzebon, Freitas e Petrini (1997). Valentim et alii (2003) nos diz que “o mercado pressiona as organizações a incorporar e aprimorar as tecnologias de ponta, buscar novos modelos de

2

organização, gestão e tecnologia, ampliar conhecimentos e inovar, para prosperarem com sucesso nos diversos segmentos produtivos”.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar e conceituar a inteligência competitiva, mostrar como a tecnologia serve de apoio a mesma e, por fim, abordar o tema em um estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com