TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética no cenário atual no mercado de trabalho

Trabalho acadêmico: A ética no cenário atual no mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................................01

2.A ÉTICA NO CENÁRIO ATUAL NO MERCADO DE TRABALHO.....................02

3.CONCEITOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DE ÉTICA, MORAL E LEI..........03

4.SINOPSE DO FILME............................................................................................................05

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................07

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................08

CAMPINAS-SP

2013

1. INTRODUÇÃO

A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tomar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões. Há uma grande importância em conhecer a ética na administração de empresas, pois é através dela que agiremos de forma coerente. Além do modo ético de agir, devemos conhecer as formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em geral. A Ética tem sido utilizada como fundamentação para comportamentos morais desejados como úteis, ou convenientes em uma sociedade. Temos a ética, a moral e a lei como os principais tópicos de estudo deste trabalho, no qual se relacionam entre si através de seus conceitos e onde cada um atua de forma individual e ao mesmo tempo interligada por semelhanças ou diferenças.

No entendimento de Moreira (1999, p.28, apud, Ouvires, 2006, p3), ética é "o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade".

CAMPINAS-SP

2013

2. Ética no Cenário Atual no Mercado de Trabalho

A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.

Para que todo profissional possa desenvolver bem suas atividades se faz necessário compreender que uma postura ética irá contribuir com o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os colaboradores, gerando assim um maior nível de produção, um ambiente de trabalho harmonioso e aumento da confiança dos funcionários. Mas para que esse resultado seja alcançado é importante a aplicação de atitudes no ambiente de trabalho como: Respeito entre funcionários, respeito à hierarquia, respeito às regras e normas da empresa, cooperação entre funcionários, crescimento profissional por mérito próprio e um comportamento que cria um clima agradável dentro da empresa.

As grandes organizações já dedicam um dia do ano para falarem sobre Ética Empresarial, Responsabilidade Social e, Sustentabilidade.

Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social.

CAMPINAS-SP

2013

3. Conceito, diferenças e, semelhanças de: Ética, Moral e Lei

Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social é o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem.

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo é também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais.

Moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com o que é válido e de direito, é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em uma sociedade. A moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas. “A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”. (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93). No entanto, é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas. Leis são instrumentos de regulamentação social, são criadas para regular atividade que são publicamente observáveis.

Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita, excluindo-se dessa acepção, portanto, o costume jurídico.

CAMPINAS-SP

2013

Por fim, numa acepção técnica e específica, a palavra lei designa uma modalidade de regra escrita, que apresenta determinadas características; no direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com