TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABASTECIMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE ATRAVEZ DAS ADUTORAS

Tese: ABASTECIMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE ATRAVEZ DAS ADUTORAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Tese  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

ABASTECIMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE ATRAVEZ DAS ADUTORAS

Edson Vaz Lima*

INDRODUÇÃO:

O Semiárido é caracterizado por prolongado período seco, irregularidade de chuvas, semiaridez do clima e alta taxa de evapotranspiração. Com base em estudos da Embrapa Semiárido uma pessoa nesta região pode passar até 36 dias por ano exclusivamente em busca de água.

Segundo a ASA Brasil – Articulação no Semiárido Brasileiro, nesse contexto, a dificuldade no acesso à água, que em parte seria resultado do índice pluviométrico e de sua elevada taxa de evapotranspiração, é consequência, mais do que tudo, de uma histórica estrutura concentradora de renda, riquezas, terra e água, através da qual uns poucos e privilegiados detêm a posse e uso de quase toda a água do Semiárido, enquanto outros morrem de sede. No Semiárido do Piauí, há mais de cem anos que os sucessivos governos, em períodos de estiagem, deliberam medidas paliativas,

sem decisões definitivas para a solução do problema que se agrava a cada ano de chuvas escassas na região. É importante salientar que os efeitos da seca no Semiárido do estado não é uma questão de falta de água, mas, sobretudo de gerenciamento de seus recursos hídricos.

Visando amenizar este problema vários projetos foram criados por diversas entidades, governamentais ou não, desenvolvendo formas de aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis. Diante dessas alternativas desenvolvidas, este ensaio que tem como tema: ABASTECIMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE ATRAVEZ DAS ADUTORAS, que visa uma alternativa para utilização das águas subterrâneas, a qual é tão abundante no semiárido. O que torna o projeto da adutora uma alternativa para aproveitar a água no semiárido piauiense? Esse é o questionamento que irá nortear as pesquisas desse ensaio, o qual buscará informações sobre a adutora, como implantar essa alternativa no semiárido piauiense. O conteúdo em discussão tem por fundamento pesquisas feitas em artigos, dissertações, e projetos, todos encontrados na internet, já que é o meio no qual há uma quantidade relevante de informações sobre o tema.

1. CONTEXTO E CARACTERIZAÇÃO

Uma das características do semiárido brasileiro é o déficit hídrico, mas isso não significa falta de água, pelo contrário, é o semiárido mais chuvoso do planeta. Sua média pluviométrica vai de 200 a 800 mm anuais, porém as chuvas são irregulares no tempo e no espaço e a precipitação é três vezes menor do que o índice de evaporação. No Piauí, o semiárido ocupa cerca de 50% de seu território e esse trabalho aborda uma proposta de adutora para a captação de água subterrânea de boa qualidade no Vale do Gurguéia, enfocando uma área de aproximadamente 56.622 km², abrangendo 51 municípios, com uma população de 600.000 habitantes que se estende de Corrente até o município de Pio IX, incluindo todo Semiárido Cristalino e parte da borda sudeste da Bacia Sedimentar do Parnaíba, caracterizada como a região mais seca do estado, com precários e graves problemas de abastecimento, pelo uso de águas inadequadas para consumo humano, que provocam doenças parasitárias de veiculação hídrica, acarretando elevados índices de mortalidade infantil.

2. PROPOSTA DE IMPANTAÇÃO DA ADUTORA DO SEMIÁRIDO DO PIAUÍ

Entretanto, somente agora, em pleno início do século XXI, o governo do Estado e a bancada Federal adotaram uma nova postura, com solução consistente e duradoura para resolver definitivamente o problema de abastecimento do semiárido piauiense. Coube à CPRM – Serviço Geológico do Brasil, instituição vinculada ao MME, apresentar uma proposta de base técnico científica para a implantação da Adutora do Semiárido do Piauí, com a finalidade de abastecer toda faixa sudeste do estado, compreendendo todo Semiárido Cristalino e parte da borda sudeste da Bacia Sedimentar do Parnaíba, cobrindo cerca de 51 municípios, em uma área de 56.622 km², com aproximadamente 600.000 habitantes.

3. VANTAGENS, BENEFÍCIOS E RESULTADOS

Impacto ambiental mínimo, na construção da adutora, sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com