TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE ACESSO DA POPULAÇÃO A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  27/4/2016  •  Artigo  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 7

AS DIFICULDADES DE ACESSO DA POPULAÇÃO A EDUCAÇÃO DE                        QUALIDADE

  1.   INTRODUÇÃO

        Buscamos caminhos que possam nos  levar a uma educação de qualidade, e nesse percurso   houve  um momento  importante  na história da educação, foi no  ano de  1993, quando a  UNESCO, com o intuito de refletir sobre os desafios crescentes na educação,  criou a “Comissão Internacional de Educação para o século 21”, presidida por Jacques Delors, onde o  resultado foi um relatório, sob a forma de livro, conhecido como Educação, um Tesouro a Descobrir ou “Relatório Delors”, em que se exploram os Quatro Pilares da Educação.


        No contexto do  Relatório Delors, a educação devia ser organizada com base em quatro princípios, ou os quatro pilares do conhecimento, que foram conceitos criados para  fundamentar a educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

        Os conceitos apresentam-se como : aprender a conhecer, que é o estímulo ao prazer de compreender, de conhecer e de descobrir,  que nas crianças deve ser estimulado a descobrir o prazer de estudar, e nos adultos sirva de estímulo para a vontade de se aperfeiçoar e fazer novos cursos, porém ainda existem alunos fora da sala de aula.

        O  aprender a fazer está mais relacionado à formação profissional, por conta  da constante evolução do mundo do trabalho, portanto devendo criar no individuo competências e habilidades necessárias para acompanhar a demanda do mercado. No entanto, sabemos que em nosso país ainda existe o trabalho escravo infantil, onde os alunos que deveriam estar nas escolas, estão trabalhando de forma cruel, sendo explorados, para ajudar na renda familiar, para não “morrer” de fome.

        Dentro do processo de mudanças no âmbito educacional, temos  o aprender a ser, que vem reafirmar o conceito de educação ao longo da vida contribuindo para o desenvolvimento humano  pessoal e  profissional, permitindo obter um nível de autonomia intelectual para formar o próprio juízo de valor diante das mais variadas situações, dentro própria  realidade.

        E como último pilar temos o aprender a conviver, que talvez seja um  dos maiores desafios da educação para o século XXI, onde  possam ser  capazes de estimular a convivência entre as diferenças , ensinando  a resolver os problemas  de maneira pacífica. Estamos vivenviando um momento de “impaciência” nas pessoas, onde a convivência tornou-se muito difícil, muitas vezes os próprios problemas sociais aos quais estão inseridos, geram situações violentas, daí a necessidade de reaprender a viver com os outros.

        A UNESCO, trás há muito tempo a discussão sobre os desafios crescentes na educação, e os quatro pilares apresentaram a base para mudanças, e mudanças que atenderiam todas as classes da sociedade, sem distinção, pensando no aluno. No entanto, a realidade ainda nos dias de hoje, é uma a educação onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, ainda está, em alguns estados, longe de atingir uma educação de qualidade., pois temos no Nordeste,  os índices mais baixos do IDEB .

  1.  DESENVOLVIMENTO

                                                             

        Conviver  nos dias de hoje virou uma árdua tarefa, pois as desigualdades sociais é crescente. Refletindo sobre a educação, é muito triste os dados que se têm sobre o analfabetismo em pleno século XXI, com cerca de 13,2  milhões de pessoas analfabetas, segundo o relatório de 2012 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), organizada pelo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base em dados de 2012. O pior é saber que Jitaúna, o município onde moro, faz parte desse índice.

       Sabemos que a educação é um  fenômeno observado em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência, e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade, mas tal importância não é cuidada como devia.

       A escola é uma instituição que convive diariamente com  as questões sociais , seja ela nas relações entre alunos, educadores, família e comunidade , e em relação às desigualdades sociais , vemos uma diversidade de fatores e dentre elas a falta de investimento e desvios de recursos na educação.

       O que vemos ainda em pleno século XXI,  são alunos ainda fora da escola, pois vivem em situação de estrema pobreza, e a escola não é um atrativo diante da fome. Temos também homens, mulheres e jovens, ainda analfabetos, muitos desses vivem nas localidades rurais  em Jitaúna, que não sabem o mínimo de letramento, escrevem apenas  o nome. São situações tristes, entre outras, são questões sociais antigas, que ainda não estão solucionadas.

       Dentro do  Serviço Social , podemos entrar nas mazelas que afetam a população,  pois podemos identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos, dirigentes governamentais, possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com