TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Operações e Fiscalização de Trânsito

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Operações e Fiscalização de Trânsito

Curso: Gestão em Segurança no Trânsito

Professor: Luiz Antonio Giardino Graziano

Nome do estudante: Jéssica Fernanda Rodrigues

Data: 03/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Durante os nossos estudos vimos que o Estado tem a competência em estabelecer a adequada condição de mobilidade urbana nas cidades. Destacamos três áreas onde deve atuar para que isso aconteça: o planejamento urbano, a engenharia de tráfego e a fiscalização do trânsito. Estas áreas, gerenciadas de forma integrada, tendem a colaborar para a segurança e fluidez, pois atuam diretamente no gerenciamento do uso do solo, nos sistemas de transportes de pessoas no espaço urbano e, no ordenamento da circulação no espaço público por meio dos recursos humanos e materiais disponíveis. Neste sentido escreva sobre a importância de cada uma dessas áreas para a melhoria da segurança e da fluidez do trânsito em nossas cidades. (2,0 pontos)

Sabemos que a cada dia aumenta em muito o número de veículos em nossas cidades e sabemos também que a 60 ou 70 anos atrás não se esperava que congestionamentos absurdos acontecessem com tanta frequência e intensidade.

Como diz Vasconcellos o planejamento urbano tem a função de definir as formas de como o solo será ocupado e usado, bem como o tipo e as características gerais da infraestrutura, ou seja, uma cidade para ter um bom planejamento precisa- se estudar em muito todo o seu perímetro urbano.

Planejar significa prever ações a serem tomadas antes que aconteçam, ou seja, para a melhoria da segurança e da fluidez do transito é necessário planejar para que se possa daqui a 60 anos ter um transito que flua com segurança e fluidez.

A engenharia de tráfego, que se destina a ordenar a circulação de veículos e pessoas no espaço publico, tem sua importância, pois agindo de forma séria e ordenada tende a diminuir os acidentes e congestionamentos garantindo a segurança e fluidez do transito dentro dos municípios.

A fiscalização é importante no trânsito, pois precisa- se que se tenha um ordenamento, uma lei a ser cumprida. É importante sabermos, por exemplo, que em uma via coletora onde a velocidade é de 40km/h não é para fazer os veículos andarem mais lento, mas para garantir a segurança de todos que circulam naquela via. Fiscalizar não é só aplicar multa mais sim garantir a segurança de todos e ordenar o fluxo  tornando- o mais seguro.  

É de suma importância que essas três ações funcionem bem no transito dentro dos municípios e antes de uma engenharia de trafego e fiscalização que atuem bem é necessário um bom planejamento urbano para que as pessoas possam ir e vir com tranquilidade, fluidez e segurança.

2. Os dispositivos de uso temporário de sinalização são elementos fixos ou móveis, utilizados em situações especiais e temporárias, como em operações de trânsito, obras e situações de emergência ou perigo, com o objetivo de alertar os condutores, bloquear e/ou canalizar o trânsito, proteger pedestres, trabalhadores, equipamentos, dentre outras finalidades relacionadas à segurança. Neste sentido, simule a ocorrência de um evento em via pública em sua cidade e apresente os tipos e a quantidade de dispositivos de uso temporário de sinalização para o emprego neste evento, descrevendo o uso desses equipamentos conforme a necessidade levantada. (2,0 pontos)

A Avenida Santa Catarina no município de Camboríú/SC é considerada uma via arterial de mão dupla. Uma das pistas sentido Camboriú/ Balneário Camboriú é pista dupla e encontra- se com um buraco havendo a necessidade de desvio. Os tipos de dispositivos temporários de sinalização utilizados nesta situação são cinco:

Tela tapume: para isolar o local onde estão trabalhando os operários e a máquina.

Tambores: para proteger os trabalhadores.

 Cones: para canalizar o transito e delimitar a área;

Bandeiras: para sinalizar a obra

Faixa: informando sobre a realização de obras na pista.

3. Analisando as normas gerais de circulação e conduta estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, quais aspectos você julga mais importante para a segurança viária, ou seja, quais regras são prioritárias para a manutenção de um trânsito mais humano e mais seguro? (2,0 pontos)

Acredito que tudo começa na formação do condutor. Para se ter um transito seguro é preciso fazer um transito seguro, colocar em prática as técnicas de direção defensiva e educar para tornar o transito mais paciente e gentil.

Hoje os Centros de Formação de Condutores não estão preocupados em formar bons condutores e ensinando a dirigir com segurança tornando-os condutores defensivos, mas sim em fazer com que os candidatos simplesmente tirem a carteira. As autoescolas perderam a visão de SER ESCOLA DE ENSINO e passaram a ser um local de tirar a CNH.

É necessário que os CFC´s ensinem os candidatos da responsabilidade que é dirigir um veiculo automotor ensinando-os não só na aula teórica as regras de circulação e conduta mas também na pratica, que as técnicas de direção defensiva devem ser colocadas em pratica e não só saber para passar na prova teórica.

Acredito que para tornar um transito mais humano e seguro precisa-se partir da educação em geral e principalmente na formação de novos condutores.

4. Após os estudos da disciplina você deverá ser capaz de compreender que os agentes de trânsito, no exercício das suas atividades de operação de trânsito, realizam diversas ações para cumprir a sua missão. Demonstre os conhecimentos adquiridos em seus estudos identificando e explicando pelo menos 5 (cinco) dessas ações. (2,0 pontos)

  • Monitoração direta: é a forma encontrada para que o sistema viário das cidades sejam inspecionados e supervisionados de forma que torne o transito seguro e com boa fluidez. São utilizados equipamentos próprios e sistemas informatizados transmitindo informações rápidas fazendo com que se tomem as providencias necessárias o mais rápido possível.
  • Análise criteriosa para realização de eventos em vias publicas: consiste em um bom planejamento para que não provoque uma desordem na cidade. É necessário um estudo antes do evento, analisar o local, planejar os desvios, emitir autorização, acompanhar para garantir a segurança dos participantes do evento e também dos usuários da via na região atingida.
  • Monitoramento em interseções de grande fluxo de veículos: tem a finalidade de monitorar as interseções e cruzamentos com grande fluxo de veículos contribuindo para uma boa fluidez garantindo a segurança dos usuários das vias principalmente em horário de pico.
  • Ações de segurança para a travessia de pedestres: tem por ação não só garantir a segurança na travessia de pedestres, mas também de orientar os motoristas da necessidade de respeitar as sinalizações diminuindo assim o numero de atropelamentos.
  • Priorização do transporte coletivo: tem como intuito reduzir os congestionamentos ocorridos pelo transporte individual em veículos particulares, ou seja, procura-se dar prioridade no espaço viário para o transporte coletivo atraindo assim mais usuários para o mesmo.

5. Os congestionamentos de trânsito afetam diariamente as nossas vidas, provocando conflitos e grandes debates na sociedade. É comum presenciarmos estes conflitos também nas periferias. Notamos que sua incidência ocorre ao longo de várias horas do dia e não mais se restringem aos períodos de pico. Vários são os fatores que colaboraram para o agravamento dos problemas de circulação viária. Demonstre sua compreensão sobre o conteúdo estudado na disciplina, identificando e explicando pelo menos 3 (três) desses fatores. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com