TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?

Dissertações: ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ

KARIELY MOREIRA DOS SANTOS

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?

Novas exigências educacionais e profissão docente

Disciplina: Didática II- Processo Ensino Aprendizagem

Professor (a): Edivânia Fernandes de Araújo Xavier

UNAÍ-MG

2014

RESUMO DA OBRA

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA?

Novas exigências educacionais e profissão docente

AUTOR: JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter.

(John Dewey)

INTRODUÇÃO

Muito se discute a importância do uso de tecnologia nas escolas e de fato é importante sim, pois as novas tecnologias desperta o interesse e a capacidade de aprender dos alunos. Para que essas tecnologias sejam usadas é necessários utiliza-las de modo correto fazendo com que não atrapalhe as aulas e os alunos no seu aprendizado.

Para o doutor em Educação e pesquisador do assunto, professor Lucídio Bianchetti, da Universidade Federal de Santa Catarina quando se fala em tecnologia, se fala em mediação entre o eu e o outro, o eu e o conhecimento, o eu e o mundo. Com a utilização da tecnologia estamos preparando nossos alunos para o mercado de trabalho, trabalhar a relação professor/aluno/colegas, teremos alunos mais interessados e aprendizado garantido.

Palavras chave: Tecnologia,

escola, alunos.

I

PROFISSÃO PROFESSOR OU ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes.

No primeiro capítulo Libâneo realça a importância do professor para o desenvolvimento dos conhecimentos e que este professor esteja aberto a novos hábitos, novas experiências principalmente na área da informática.

O autor coloca questões onde aborda a escola, professores e tecnologia. Fazendo questionamentos sobre: Será que as escolas desapareceram ou serão substituídas por Centros de Informática? Chegará um tempo em que os professores não serão mais necessários? Essas preocupações e outras não afetam somente os profissionais da educação, mas também qualquer outro trabalhador, com o avanço da tecnologia cada vez mais surgem novas profissões e desaparecem outras.

A escolarização e o novo paradigma produtivo

O profissional deve-se qualificar cada vez mais, pois a demanda no nosso país está cada vez maior. Observando a necessidade de uma formação voltada para as empresas e as novas tecnologias, sempre aparecem educadores abertos a novas experiências e com vontade de aprender algo novo.

O texto aponta tendências para que se possa pensar nas escolas democráticas de hoje, sem intenção de fazer uma correspondência clara entre qualificação e emprego ou entre educação e mercado de trabalho.

A introdução de novas tecnologias nas escolas não visa apenas preparar os estudantes para o fator econômico, mas sim abrir várias portas para o mercado de trabalho, formação para a cidadania, preparação para a participação social, formação ética e vários outros.

Uma

nova escola

O conhecimento não está apenas na escola, mas sim em vários lugares como: empresas, família, sindicatos, etc. Às vezes as escolas precisam deixar de ser um lugar transmissor de informações e fazer com que seus alunos aprendam a buscar informações, fazer análises críticas e produzir informações.

Com escolas diferenciadas haverá mais oportunidades para professores, e sua presença será indispensável para a criação de conhecimentos, aulas agradáveis que ajudarão os alunos a entender a mensagem transmitida das mídias, multimídias e outras formas de intervenção educativa.

Por isso, professores são necessários, sim e eles precisaram adquirir competência para saber agir em sala de aula, capacidade de aprender a aprender, habilidades comunicativas e de articular as aulas com as mídias e multimídias, etc.

Novas atitudes docentes

O professor deve sim mediar uma relação ativa entre alunos e conteúdos e principalmente ajuda-los a pensar, abrir espaço para que possam expressar seus pensamentos, sentimentos, desejo, etc. É para isso que serve a ajuda pedagógica ou mediação pedagógica. Devemos incentivar os alunos a criarem estratégias, formas de aprendizagem que ajude-os a se tornarem sujeitos da própria realidade.

Apesar dos instrumentos didáticos tradicionais (sala de aula, livro didático, quadro negro) ainda permanecerem, existe a necessidade de se lidar com possibilidades como: internet, programas de televisão, filmes, no sentido de tornar a aula mais atrativa. Muitos alunos tem maior facilidade de aprender com as tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com