TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM ANHANGUERA

Trabalho Universitário: ADM ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

As UEN’s podem ser aplicadas em praticamente todas as empresas, desde as empresas globais até as pequenas empresas. Por exemplo, em uma padaria.

Nas padarias podemos identificar pelo menos 3 unidades distintas de negócios:

Unidade 1- Venda de Pães, Leite e Frios;

Unidade 2- Vendas de Balcão / Lanches, Bebidas;

Unidade 3-Confeitaria / Bolos, Doces.

Se averiguarmos os resultados dessas unidades de negócios poderemos ter uma visão mais clara da contribuição de cada uma, bem como fica mais fácil avaliar medidas para que as unidades apresentem melhores resultados. Separar receitas, custos, despesas, lucros e até investimentos é uma forma antiga mais ao mesmo tempo atual de gerenciar empresas, pois é indispensável para a gestão estratégica dos negócios.

As unidades estratégicas podem ser constituídas com base em um ou mais critérios. Em uma empresa em que o fator tecnologia é significativamente diferenciado com relação à fabricação de diferentes produtos, pode-se formar UEN'S formadas com base no fator tecnologia.

A análise externa verifica as ameaças e oportunidades que estão no ambiente da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações. A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente onde estão as oportunidades e ameaças.

Oportunidades: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto perduram.

Ameaças: São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados desde que conhecidas em tempo hábil.

O executivo deve identificar os componentes relevantes do ambiente e, em seguida, analisar quanto à situação de oportunidade ou ameaças para a empresa.

A análise externa corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseadas nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tornadas. A análise externa é geralmente usada sob dois enfoques:

Para resolver algum problema imediato que exija alguma decisão estratégica e, neste caso, a interação entre empresa e ambiente ocorre em "tempo real".

Para identificar futuras oportunidades ou ameaças que ainda não foram percebidas claramente pela empresa.

Samuel C. Certo e J. Paul Peter em seu livro Administração Estratégica sub-divide o ambiente externo em dois: Ambiente Geral e Ambiente Organizacional.

O Ambiente Geral

O ambiente geral é o nível de um ambiente externo à organização composto de componentes que normalmente têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. O ambiente geral se divide em:

O componente econômico do ambiente geral indica como os recursos são distribuidos e usados dentro do ambiente.

O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerão.

O componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamental.

O componente legal do ambiente geral consiste da legislação aprovada. Este componente descreve regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir.

O componente tecnológico do ambiente geral inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços: novos procedimentos e equipamentos.

O Ambiente Operacional

O ambiente operacional é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização. Dividindo-se em:

O componente cliente do ambiente operacional reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização.

O componente concorrência do ambiente operacional consiste naqueles que a organização tem de combater para conseguir recursos. Basicamente, o propósito da análise da comcorrência é ajudar a administraçào a avaliar os pontos fortes e fracos e a capacidade de concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com