TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO RH

Monografias: ADMINISTRACAO RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUCAO

A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa no mundo empresarial cada fez mais globalizada e competitiva. Estudar as rotinas de departamento de pessoal é o primeiro passo para entender como a área de Recursos Humanos funciona, visando os conceitos de gestão de recursos humanos e as atividades do cotidiano do departamento de pessoal, mostraremos no presente trabalho.

COMPARATIVO DA ATUAL GESTAO PESSOAL E DE “TEMPOS MODERNOS”

O sucesso de cada um dependerá de quão hábil ele será em relacionar-se com os subordinados. Qualquer que seja a tarefa da equipe esteja ela no topo da organização ou na base, é necessário que as pessoas deem ideias, influenciem-se positivamente umas às outras, assumam compromissos, discutam alternativas, empenhem-se individualmente e em equipe. Para que haja sucesso, é necessário que as pessoas estejam motivadas, queiram fazer as coisas certas para a melhoria da organização.

Em síntese, um dos desafios primordiais de qualquer gestor é lidar com pessoas de modo eficiente. Organizações eficientes têm uma sólida estrutura de suporte para isso. Por meio da área de RH, ela provê mecanismos de avaliação de desempenho, programas de treinamento, processos de comunicação, sistemas de remuneração e benefícios e outros instrumentos.

Focando a vida da sociedade atual e visando a industrial daquela época, o filme reproduz, de forma cômica, a filosofia taylorista, baseada na produção, no estudo dos tempos e movimentos, no quadro de tarefas e no desenho de ferramentas. A administração científica de Taylor, que destruía a iniciativa pessoal do empregado, reduzindo-o a condição de engrenagem, foi inusitadamente e desnudada por Chaplin. Retratava também a produção em série (Fordismo) que até hoje é usada por qualquer indústria, movimentos repetitivos que causa DOR (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou LER (Lesões por Esforços Repetitivos), Chaplin retratou isso que é tão atual nas fabricas e indústrias até pra almoçar tinha que ser rápido para não para o trabalho. No momento no almoço ele aparece um relógio, representando assim a famosa frase Tempo é dinheiro e transmitindo aí o espírito do capitalismo. No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes (ou melhor, capatazes) tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era como diríamos, um capataz mor. Um capitão do mato moderno que se mudou para a cidade, que tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. Os escravos agora passam a responder pelo nome de trabalhadores ou proletários, em sua maioria é vista pelo patrão como um grande ônus, sendo que todo o esforço do capitalista, proprietário das máquinas, vai ser no sentido de tirar o máximo proveito possível da relação homem-máquina, considerando mais as perdas advindas com o uso inadequado da máquina do que com questões sobre o trabalhador e a sociedade como um.

ANALISE COMPORTAMENTAL

Nem sempre é fácil encontrar a pessoa certa para ocupar os cargos que estejam vagos. O bom senso manda, então, que a empresa adote sistemas para recrutar um número suficiente de candidatos, para ter amplitude de escolha que leve à localização das pessoas mais promissoras para suas funções.

Muitas adotam o mecanismo de colocar em seus sites na Internet aquela frase típica: Trabalhe conosco. Mas, a grande verdade é que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com