TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE RH E DA AREA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Dissertações: A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE RH E DA AREA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 PASSO 1

1. Introdução

A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE RH E DA AREA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metKLódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.

Com a evolução da Área de Recursos Humanos, surgiram várias denominações ao longo do tempo. No passado as expressões utilizadas eram: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente tem-se: administração de recursos humanos, desenvolvimento de recursos humanos, gestão de pessoas, e a administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.

Assim a área de recursos humanos vem atualmente assumindo outra postura, passando de um setor centralizado para uma área de consultoria interna. As mudanças organizacionais que esta evolução ocasionou na área de recursos humanos, demonstrando que o setor antes burocrático e técnico que aparentemente não participava e nem conhecia o negócio da empresa foi se transformando em um setor estratégico sendo considerado área nobre e essencial da organização além que coube a Gestão de Pessoas a tarefa de humanizar e aperfeiçoar as relações internas da empresa. O antigo Departamento Pessoal que cumpria políticas superiores e legais passa agora a ser a Gestão de Pessoas que abrange um amplo leque de atividades como promover, planejar, coordenar as atividades desenvolvidas relacionadas a recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da organização em um todo, assim como atividades relacionadas à preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho.

Qual a importancia, fundamnetos ,objetivos e principios que o profissional da area de gestao de pessoas( RH), tem que seguir dentro da organização no processo de lidar com pessoas ?

Esse profissional que atua na area de administração de pessoal ou administração de recursos humanos, contribui para a eficiencia organizacional, ajudando a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: nao se pode imaginar a função de RH, sem conhecer os negocios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com