TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRACAO Weisinger

Seminário: ADMINISTRACAO Weisinger. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  Seminário  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo Mayer e Salovey, citados por Weisinger (2001) No local de trabalho as emoções desempenham um papel de imensurável importância, portanto, diariamente o indivíduo depara-se com situações novas, sendo necessário utilizar as emoções de forma inteligente, para orientar o comportamento e o raciocínio almejando obter melhores resultados . A aplicação da inteligência emocional no ambiente de trabalho proporciona resultados produtivos, tanto no que se refere ao indivíduo quanto à organização.

As emoções fazem parte do dia a dia, por tanto é necessário estar consciente de que se mudar as emoções com inteligência e estar certo do que se pretende, alcançarão os objetivos almejados no trabalho.

Segundo Daniel Goleman, (1995), pg 20. Todas as emoções são, em essência, impulsos legados pela evolução , para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida. A própria raiz da palavra “emoção” é do latim MOVERE- “mover”-acrescida de prefixo “e-“ que denota afastar-se o que indica que em qualquer emoção está implícita uma propensão para um agir imediato.

Cada emoção vem de uma ação, ou uma reação e a inteligência nos leva a refletir sobre o que nos move, nossas necessidades e desejos.

Salovey, citado por Daniel Goleman,(1995), pg.55, inclui as inteligências pessoais de Gardner em sua definição básica de inteligência emocional, expandindo essas aptidões em cinco domínios principais:

1. Conhecer as próprias emoções. Autoconsciência – reconhecer um sentimento quando ele ocorre- é a pedra do toque da IE. A capacidade de controlar sentimentos a cada momento é fundamental para o discernimento emocional e para a autocompreensão.

Reconheça seus sentimentos negativos. Assuma o que está sentindo e não camufle. Ficar a mercê dos sentimentos, possivelmente o levará a agir de forma compulsiva.

2. Lidar com as emoções. Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência. Capacidade de confortar-se, de livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade que incapacitam. As pessoas que são fracas nessa aptidão vivem constantemente lutando contra sentimentos de desespero, enquanto outras se recuperam mais rapidamente dos reveses e perturbações da vida.

Quando a tristeza, a ansiedade e a irritabilidade se apresentar, saiba que você pode mudar a situação não se deixando vencer. Use a reflexão a seu favor.

3. Motivar-se. Por as emoções a serviço de uma meta é essencial para centrar a atenção, para a automotivação e a maestria, e para a criatividade. O autocontrole emocional – saber adiar a satisfação e conter a impulsividade- esta por traz de qualquer tipo de realização. E a capacidade de entrar em estado de “fluxo” possibilita excepcionais desempenhos. As pessoas que tem essa capacidade tendem a ser mais produtivas e eficazes em qualquer atividade que exerçam.

Tenha sempre expectativa e perspectiva na vida. Sonhe! Lembre-se de que a realização de seus sonhos conta também com o bem estar das pessoas que estão ao seu redor. Não vale pensar só em você.

4. Reconhecer emoções nos outros. A empatia, outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com