TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO

Exames: ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  4.529 Palavras (19 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CEAD

(ELABORAÇAO DE ANALISE DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO)

GRAJAÚ-MA

2013

(ANALISE DE INVESTIMENTOS)

O trabalho acadêmico para obtenção de nota à disciplina (analise de investimentos) do Curso de Administração do pólo de Grajaú-MA, integrante da Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Professor(a): (Ivonete Melo de Carvalho)

GRAJAÚ – MA

2013

Sumário

Introdução ..........................................................................................................

OUTROS TÓPICOS QUE FORAM COLOCADOS NO TRABALHO

Considerações finais..........................................................................................

Referências bibliográficas..................................................................................

1. Introdução

Com este trabalho iremos conhecer os tipos de investimentos saber como é a rentabilidade de cada um deles e visualizaremos as oportunidades de negócios.

Conheceremos todos os elementos necessários para efetuar o cálculo de viabilidade econômica.

E teremos todos os elementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade de nosso projeto se ele poderá ser aceito ou não.

Considerações finais

A viabilidade de projetos de investimentos tem sido uma preocupação constante do empresário. A análise de Nenhuma empresa ou organização pode assumir riscos que não tenha condições de “bancar” ou que porventura afetem o negócio. Conhecer os tipos de riscos e projetados no tempo é indispensável para evitar situações adversas no futuro.

A tendência do investimento no Brasil, devido à resposta da onda de expansão e deslocamento da economia, aponta para expectativas de crescimento.

Atualmente, a necessidade das organizações de buscarem tecnologia e inovação, a fim de obterem vantagens competitivas, induz os empresários a buscarem recursos para financiar seus projetos. Para este fim, as Instituições Financeiras exigem a apresentação dos projetos de investimentos e, através dos métodos de análises existentes, avaliam a sua viabilidade.

O interesse da instituição financeira em participar do projeto fica evidenciado mediante a concessão do financiamento, ou não. Um projeto bem elaborado faz com que a tomada de decisão seja menos arriscada.

Referências bibliográficas

PLT - ANALISE DE INVESTIMENTOS – AUTOR: RODOLFO LEANDRO DE FARIA OLIVO

www.carlosmartins.com.br

www.receita.fazenda.gov.br

CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos fluxos de caixa. São Paulo: Atlas, 1999.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Etapa Nº 1

Aula Tema: Os Tipos de Investimentos

Passo 1:

Pesquisa e análise sobre os Tipos de Investimentos.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos: construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infraestrutura como estradas, hospitais, escolas, dentre outros.

b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, entre outros.

c) Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

A importância de investir para crescer

Considerando o momento econômico mundial que atravessamos, no qual percebemos a luta das empresas pela sobrevivência e perpetuação no mercado, falar da necessidade de investimentos que propiciem crescimento pode parecer, a princípio, contradição e utopia. No entanto, destacamos o fato de que se não houver a preocupação de crescer, quando do direcionamento das ações operacionais e estratégicas em qualquer empreendimento, podemos sacramentar a falta de condições para continuar existindo e competindo em algum nicho de mercado.

Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com