TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO Castelnuovo

Tese: ADMINISTRAÇÃO Castelnuovo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Conforme Albuquerque (1954), o jogo didático serve para fixação ou treino da aprendizagem, é uma diversidade de exercício que apresenta motivação em si mesma, pelo seu objetivo lúdico; ao fim do jogo, a criança deve ter treinado algumas noções, tendo melhorado sua aprendizagem. Através do jogo a criança treina a honestidade, companheirismo, atitude de simpatia ao vencedor ou vencido, respeito as regras estabelecidas, disciplina consciente, acato às decisões do juiz ,etc. Enfim, há uma diversidade de concepções acerca dos materiais e jogos sinaliza a necessidade de ampliar nossa reflexão.

Antes de optar por um material ou jogo, devemos refletir sobre nossa proposta pedagógica.

Ao aluno deve ser dado o direito de aprender, não apenas repetindo mecanicamente mas um aprender significativo do qual o aluno aprende raciocinando, compreendendo, reelaborando o saber historicamente produzindo e superando, desta maneira, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade.

O material ou jogo pode ser fundamental para que isso ocorra, muitas vezes, durante a construção do material o aluno tem a oportunidade de aprender matemática de maneira mais efetiva. Em outros momentos, o mais importante não será o material, porém, a discussão e resolução de uma situação problema ligada ao contexto do aluno, ou ainda, à discussão e utilização de um raciocínio mais abstrato.

Nada deve ser dado à criança, no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, mergulhar na abstração. Entre os materiais mais conhecidos pode-se destacar: o material dourado, os triângulos construtores e os cubos para composição e decomposição de binômios, trinômios. Decroly, no entanto, não coloca na mão das crianças materiais para que ela construa mas sugere como ponto de partida fenômenos naturais, parte da observação global do fenômeno para, por análise, decompô-lo.

Segundo Castelnuovo, o método de Decroly de ativo-analítico enquanto que o de Montessori ativo-sintético, faltando em ambos algo que conduza a criança à indução própria da matemática.

Castelnuovo interpreta o concreto com dupla finalidade que significa exercitar as faculdades sintéticas e analíticas da criança, resumindo, o material deverá ser artificial e também ser transformável por continuidade, isto porque se recorre aos fenômenos naturais, como sugere Decroly, nele há sempre continuidade, todavia, são limitados pela própria natureza e nãoleva a extrapolar, isto é, idealizar o fenômeno por outro lado, podem conduzir a ideia de infinito, porém lhes falta o caráter de continuidade e do movimento.

Contrapondo, o behaviorismo que também traz uma concepção de material, e principalmente, de jogo pedagógico. Para Skinner, a aprendizagem é uma mudança de comportamento que decorre como resposta a estímulos externos, controlados por meio de reforços. Nesta perspectiva, a matemática é vista muitas vezes como um conjunto de técnicas, regras, formulas e algoritmos que os alunos tem de dominar para resolver os problemas que o mundo tecnológico apresenta.

Existem diferentes propostas de trabalho que possuem materiais com características muito peculiares e que utilizam os trabalhos também de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com