TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Artigo: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo Just in time é em inglês, e significa na hora certa.

O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção.

Nas fábricas onde está implantado o Just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.

Engenharia Simultânea

É uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado de produtos que enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes. Inclui valores de trabalho em equipe, tais como cooperação, confiança e compartilhamento, de forma que as decisões sejam tomadas, no inicio do processo. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.

Tecnologia de grupo

A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na quais peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa.

A TG é muito mais que uma técnica, é uma filosofia que resulta em um novo sistema de produção conhecido como sistema celular provocando mudanças em diversos setores envolvidos no processo produtivo, tais como: nova estrutura organizacional, novo planejamento e controle da produção e nova política de estoque.

Desdobramento da função qualidade

O Desdobramento da função qualidade é um método de apoio ao desenvolvimento de produtos, que contribui para que as expectativas do consumidor sejam nele incorporadas, aumentando, consequentemente, o seu poder de venda.

Desdobramento da Função Qualidade é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Moji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.

Podemos dizer que é uma ferramenta que possibilita “ouvir” a voz do cliente e ordená-la de modo a facilitar a análise de suas necessidades que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas do mesmo.

Comakership

Comakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada. O termo pode ser traduzido como “Co-fabricação”, ou o processo de fabricação de produtos em que o fornecedor é envolvido desde a etapa de planejamento do produto, participa no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seus clientes, garante qualidade, abre planilhas de formação de custos e preços e, como contrapartida, recebe contratos de fornecimento de longo prazo. Trata-se de um relacionamento com base em confiança mútua, visando otimizar os processos produtivos e logísticos de todas os membros do canal de abastecimento.

Sistema flexível de manufatura

Um sistema flexível de manufatura (Flexível Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Um sistema flexível de manufatura é um tipo de processo industrial que permite que os equipamentos sejam utilizados para mais de uma finalidade. No chão de fábrica, muitas vezes, um mesmo equipamento é aproveitado para fazer peças personalizadas, ou confeccionar peças diferentes de inúmeros modelos. Em algumas plantas industriais, este tipo de sistema de manufatura flexível pode ser programado Manualmente, mas é mais adequado, seguro e preciso quando é controlado por um computador e monitorado através de um processo totalmente automatizado.

O principal objetivo de um sistema de manufatura flexível com uso de equipamentos industriais é oferecer a velocidade necessária para atender as necessidades e condições de mercado rapidamente, mas sem sacrificar a qualidade da produção e nem dos produtos acabados. O equipamento que faz isso de forma mais eficaz é provavelmente concebido para duas ou mais finalidades. Embora seja possível modificar ou adaptar alguns tipos de equipamentos industriais para fazer um trabalho de forma adequada, os sistemas de produção mais flexíveis são projetados para mais de um objetivo.

A principal vantagem do sistema FMS é a alta flexibilidade em administrar os recursos da manufatura como tempo e esforço para a manufatura de novos produtos. A melhor aplicação do FMS é na produção de pequenos lotes de produtos e não na produção em massa

Células de produção

O princípio deste tipo de implantação, que inicialmente foi associado à Tecnologia de Grupo, baseia-se em agrupar em famílias, produtos similares em termos de requisitos tecnológicos e atribuir a cada família um grupo de máquinas com capacidade de produzir todos os produtos dessa família. Assim, os passos necessários para a criação deste tipo de implantação podem ser agrupar os produtos por famílias, definir quais os processos tecnológicos necessários para processar todos os produtos de cada família e desenvolver sistema de atribuição de novos produtos e famílias já existentes.

Manufatura Integrada por Computador

A operação de um moderno sistema de manufatura depende da interação de subsistemas como, aquisição de material, controle de inventário, planejamento e controle da produção, manutenção, gerenciamento da fábrica e finanças. Manufatura integrada por computador é o eficiente uso da tecnologia de informação em manufatura para aumentar a produtividade e eficiência de modernas empresas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com