TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Monografias: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

6º SEMESTRE

PORTO ALEGRE

ATPS SANTA CLARA

ETAPA 1

PASSO 2

A SANTA CLARA

Santa Clara, uma moderna empresa com 100 anos de tradição.

Crescer sem perder a simplicidade é a chave do sucesso da Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, que em abril de 2012 completou 100 anos de atividade desde sua origem. São mais de 4.500 associados e mais de 1.450 colaboradores empenhados na tarefa de fazer funcionar uma cadeia produtiva que combina controle na produção leiteira e investimentos constantes na modernização dos processos industriais e unidades comerciais, formados por uma rede de lojas especializadas.

Atuando num mercado extremamente competitivo, a Santa Clara tem como objetivo fornecer produtos de altíssima qualidade, atendendo constantemente o mercado em relação às suas necessidades de diversificação e inovação. Sempre oferecendo novidades em relação aos produtos, sabores e novas embalagens, a Santa Clara usa todos os recursos possíveis para continuar merecendo a preferência de seus consumidores.

A certificação do ISO 9001 que a empresa conquistou, além de assegurar o padrão de qualidade dos produtos lácteos, resulta em um maior comprometimento da Santa Clara com seus clientes e possibilita um aumento da sua participação no mercado nacional.

MISSÃO

Receber a produção de seus associados, industrializar, comercializar e prestar serviços com qualidade e tecnologia, proporcionando melhor retorno aos seus associados, visando à satisfação dos clientes e prosperando como organização cooperativista.

VISÃO

A Santa Clara visa ser uma organização inovadora e modelo na aplicação dos Princípios do Cooperativismo.

HISTÓRIA

Tudo começou em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º Distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma microempresa de queijo e manteiga, com o nome de "Latteria Santa Chiara”, com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite.

A microempresa prosperou e, no dia 10 de abril de 1912, foi transformada em cooperativa com a razão social de Cooperativa de Laticínios União Colonial. Esta é considerada a data oficial da fundação da Cooperativa Santa Clara Ltda.

Seus fundadores foram os seguintes 31 pequenos agricultores: Pedro Baldasso, João Toffoli, Candido Baldasso, Homero Comparsi, Luis Comparsi, Tiziano Chies, Carlos Baldasso, Celeste Baldasso, Marco Carlotto, Antonio Chies, Francisco Chies, Domingo Deitos, João Lazzaron, Basílio Mantovani, Francisco Canal, Andrea Chies, Santo Chies, Carlos Breda, Miguel Chies, José Baccon, Pedro Frare, Francisco Maffassioli, Fausto Breda, Pedro Zanette, João Bianchi, João Zan, Bortolo Dalcin, José Mantovani, Júlio Guerra, Atílio Mantovani e Silvio Breda.

Algum tempo depois, foi acrescentado aos fundadores o nome de José Chies, como homenagem aos bons serviços por ele prestados à cooperativa, totalizando assim o número de 32 fundadores.

A transformação da Latteria Santa Chiara em uma cooperativa ocorreu devido à influência de pregação cooperativista na região de colonização italiana, que era feita, na época, pelo técnico italiano Giuseppe De Stéfano Paternó.

A primeira diretoria da Cooperativa de Lacticínios União Colonial foi a seguinte: Diretoria: Pedro Baldasso, seu primeiro presidente, e mais Candido Baldasso, João Toffoli, Homero Comparsi, Luis Comparsi e Tiziano Chies. Suplentes de Diretoria: Pedro Frare e Domingo Deitos. Comissão de contas: Pedro Zanette, Francisco Canal e Andrea Chies. Suplentes da Comissão de Contas: José Baccon e João Lazzaron.

Em 09 de setembro de 1977, a Assembleia Geral da Cooperativa alterou a razão social para Cooperativa Santa Clara Ltda. Hoje a "Santa Clara" atravessa, apesar da atípica conjuntura nacional, excelente fase, crescendo em produção e faturamento e sendo detentora de um apreciável complexo industrial e comercial. Sua sede social e escritório central estão situados na cidade de Carlos Barbosa.

Ao longo de 100 anos de existência, inúmeras administrações se sucederam com muito bom desempenho, o que aconteceu de forma ininterrupta, sem que se registrasse nenhum exercício social deficitário.

Em toda a sua trajetória ascendente desenvolvimentista, assinalam-se como mais expressivos os seguintes fatos sociais:

- 15.03.1975 - fusão da Cooperativa de Laticínios União Colonial Ltda com a Cooperativa Agrícola de Carlos Barbosa Ltda, a primeira de Santa Clara e a segunda de Carlos Barbosa, formando a nova entidade Cooperativa Agropecuária Carlos Barbosa Santa Clara Ltda.

- 22.10.1977 - marcando sua presença no município de Veranópolis, houve a incorporação na Cooperativa Veranense de Cereais Ltda, de Veranópolis.

- 03.03.1983 - continuando sua expansão, foi incorporada a Cooperativa Agrícola Boa Vista Ltda, de Arcoverde (Carlos Barbosa).

- 11.06.1987 - foram adquiridos os imóveis que eram de propriedade da COOPASSO (Cooperativa Tritícola de Passo Fundo) que são: Posto de Resfriamento de Leite, terreno e prédio onde funciona o supermercado, o Mercado Agropecuário e o Departamento Técnico e de Fomento, na cidade de Paraí.

- 14.10.1988 - assinalando sua presença no município de Cotiporã, houve a incorporação da Cooperativa Agrícola Mista Cotiporanense, de Cotiporã.

- 27.11.2003 - foi incorporada a Cooperativa de Laticínios São Vendelino Ltda, de São Vendelino.

O aspecto mais expressivo da Cooperativa Santa Clara é, sem dúvida, o atendimento esmerado aos associados, dirigido e orientado por uma filosofia que é praticada desde a sua fundação, qual seja o Cooperativismo Autêntico, onde o associado, como pessoa humana que é, é tratado como o alvo de todas as atenções, sendo importante, para isso, a sua congregação em Núcleos e Comitês.

Especificamente à área industrial e comercial, a de maior evidência é a Indústria de Laticínios, onde são produzidos queijos diversos, leites, bebidas lácteas, requeijões e outros produtos com grande eficiência e apurada tecnologia.

Mais informações sobre a história da Cooperativa podem ser encontradas no site do Memorial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com