TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Materiais/Operação de Terminais e Armazéns

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.784 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA UNIDADE TAQUARAL

RRelatório final

Pro inter

esumo

Esse trabalho vem descrever um sistema logístico bem estruturado é integrado a uma necessidade real de grande parte das empresas, através do qual elas procuram disponibilizar seus produtos e serviços a uma quantidade maior de pessoas com nível de serviço adequado, o transporte é umas das peças fundamentais para esse sistema junto com a sua eficiência representa a maior parte dos custos logísticos.Onde são descritas as suas operações logísticas.

Neste estudo serão analisadas essas operações em uma empresa do setor de laticínios, verificando a logística de suprimentos físicos, operações de marketing, custos logísticos com o transporte e armazenagem.

Os estoques e as equipes de marketing são partes determinantes no atendimento aos clientes , já que quanto maior o tempo de reposição de dos níveis de estoque , mais grave tenderá a ser a deterioração do atendimento de uma empresa, mesmo que as outras partes fluxo logístico estejam planejadas adequadamente.

Introdução

O sistema do leite é considerado como um dos mais importantes sistemas agroindustriais brasileiro. No cenário mundial o Brasil ocupa a 5° posição ficando atrás do somente dos EUA, INDIA,CHINA e RUSSIA, ficando a frente da ALEMANHA que hoje é um dos principais concorrente direto no mercado mundial.

A década de 90 marca uma época de transformação para a economia brasileira, nesta época, houve a abertura do mercado comercial e a consolidação do MERCOSUL e a estabilidade da economia. Essas transformações consolidaram novos padrões de consumo por partes da população.As mudanças verificadas nas ultimas décadas implicaram em alteração no comportamento produtivo e competitivos de organizações e sistemas.Neste contexto,as empresas estão aprimorando a sua capacidade produtiva e competitiva através da implementação de novas estratégias concorrenciais como novas técnicas de gerenciamento e negociação.

O setor lácteo precisa promover rápidas modificações para se adequar aos requerimentos do mercado globalizado. Observa-se que a profissionalização do setor e a eficiência produtiva são critérios de sobrevivência na atividade, pois varias mudanças vem ocorrendo no setor, como o aumento dos requerimentos de qualidade, aumento de demando por produtos de maior valor agregado, racionalização da coleta por meio da forma a granel, concentração das indústrias, requerimento de escala e profissionalização da produção primaria.

Nesse sentido, a cadeia produtiva do leite tem buscado a adoção de uma serie de ovos conceitos tais como rastreabilidade, alianças mercado logísticos, certificação e comercialização com marcas. Pode-se considerar a logística como uma forma de alcançar a competitividade com a adoção de uma logística de coleta e distribuição bem estruturada dentro da cadeia do leite, eficiência e rapidez do produto pode ser melhorada, dando aos pequenos processadores de leite uma chance de competir entre os grandes laticínios.

O leite longa vida consagrou-se como uma alternativa altamente segura e confiável para o consumo de leite no Brasil em 1972, a tecnologia que chegou no Brasil neste ano dispensa qualquer utilização de conservantes e preserva as qualidades naturais do produto. O longo vida é resultado da ultra pasteurização, obtida a partir da aplicação da Ultra Alta Temperatura (UHT). O liquido e aquecido entre 130° C e 150°C por um período de 2 a 4 segundos e, em seguida resfriado a uma temperatura ambiente.

Com estes dados, podemos acompanhar o sistema funcional de uma empresa deste segmento, e seus modais logísticos e as implementações de marketing.

Transporte Cadeia de laticínios

No Brasil, a logística de transporte pode ser considerada uma das mais importantes transformações ocorridas no agronegócio do leite. Estas transformações são decorrentes da busca por qualidade da matéria-prima, materializadas na granelização da coleta e do transporte e no resfriamento do leite na propriedade.

Até a primeira metade dos anos 1990, o leite era ordenhado nas propriedades, e acondicionado em latões e levado diretamente para o transporte do leite até as usinas, em caminhões comuns. A partir da metade da década, foi introduzida e rapidamente a coleta a granel, com transporte em caminhões com tanques com isolamentos térmicos. No entanto, estas inovações ainda podem ter um grande campo de avanço no que tange à gestão das frotas.

Custos com transportes Cadeia do Leite

Foram estimados os custos de coleta do leite, Tomaram-se como base parâmetros tais como quilometragem média das rotas e capacidade dos tanques, por transportadores que prestam serviços como exemplo no estado do Paraná. O sistema de custeio adotado neste processo logístico foi o custo-padrão.

Os custos são distribuídos entre itens fixos e variáveis. Por definição, os custos fixos são relativos aos itens que têm desgaste ou desembolsos independentes da quantidade produzida ou no caso de transportes da quilometragem rodada no período. Dentre estes, compuseram a planilha depreciação do veículo e do tanque, custo de oportunidade, IPVA/licenciamento, seguro de veículos e mão-de-obra direta Os custos variáveis são aqueles que podem ser apropriados diretamente pelos produtos ou serviços, bastando haver uma medida de consumo ou prestação do serviço. Além disto, variam de acordo com o volume de atividade. Obviamente que para uma mesma quantidade a ser coletada, quanto menor a capacidade do transporte dos veículos, maior o número de veículos a serem utilizados.

Mantendo-se as pressuposições apresentadas quanto ao desempenho operacional dos veículos e trabalhando-se com a hipótese de frota homogênea, isto é, composta por transportes iguais (cavalo mecânico mais tanque de mesma capacidade) e compatibilizando-se a necessidade do número de veículos para a carga total.

O modelo toco foi competitivo para quantidades de leite de, no máximo, 8000 litros. O modelo truck foi competitivo na faixa de 8.000 litros até a proximidade dos 50.000 litros, A partir dos 50.000 litros, a carreta tornou-se apropriada e competitiva entre as empresas de laticínios viabilizando a adequação dos modais ferroviários e hidroviários ao transporte de granéis agrícolas, a longa distância.

Logística e Distribuição

Distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com