TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉM

Por:   •  27/10/2015  •  Tese  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉM

ANDERSON VIEIRA DE MACEDO – RA –9572389707

FRANCISCO MIRANDA FILHO – RA –9575424524

KELLY CRISTINA NUNES PEREIRA – RA –9675457141

LEONARDO REIS DE MELO – RA –9675474567

                                    YTALO DE SOUSA RODRIGUES – RA–1299105952

Tutor(a): Alana Araújo Braga

TAGUATINGA- DF

2015

Sumário
INTRODUÇÃO 4
PASSO 1 - VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A 5
PASSO 2 – NORMAS E REGULAMENTAÇÕES VIGENTES 6
PASSO 3 - PROPOSTA DE MELHORIAS-PROCESSOS DA TINTEIROS S/A 8
PASSO 4 - CHECK LIST DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A 11
PASSO 5 – RELATÓRIO FINAL DA CONSULTORIA 12
REFERÊNCIAS 14

                

INTRODUÇÃO

 Administrar estoques é um dos maiores desafios para os gestores atuais, devido principalmente os  fatores ligados às novas tecnologias e tendências que o mercado exige que interfiram diretamente nos custos e nas demandas dos produtos e serviços. As empresas buscam  incessantemente novas soluções buscando a redução dos custos e uma maior eficácia no controle de seus estoques.
Este projeto foi elaborado pela Fronteiras S/A, através da consultoria de Ytalo Rodrigues, a partir de análises feitas nos processos já existentes de armazenamento e distribuição da Tinteiros do Brasil S/A, uma da maior forças no mercado de fabricação de tintas imobiliárias e automotivas do mundo. 
Com a concorrência cada dia  mais acirrada no mercado, a Tinteiros do Brasil sentiu a necessidade de otimizar e corrigir falhas adquiridas ao longo de anos de existência, a identificação obrigação de corrigir os  gargalos em toda a sequência logística através da análise crítica justifica e muito a necessidade da empresa se reajustar para maior qualidade.
Foi acordado, entre a empresa e a consultoria, que seriam disponibilizados relatórios semanalmente destas análise, o passo-a-passo de cada objeto de estudo e ao final da analise , um relatório definitivo com soluções viáveis e uma orientação para melhorias em todos os processos analisados e estudados.
O objetivo da logística é fazer com que a empresa ofereça um bom nível de serviço ao seu cliente tornando o mesmo um poderoso elemento promocional para suas vendas (DORNIER, 2000). Diante desta visão, a responsabilidade da consultoria se torna ainda mais eficaz, fazendo com que a empresa evolua e alcance patamar maior em excelência.
Para que o objetivo atingido é necessário executar uma metodologia adequada em cada processo, identificando técnicas utilizadas, dentro destas técnicas, as perdas ocorridas.


PASSO 1 - VERIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DA TINTEIROS S/A

A logística e sua correta administração, nos dias de hoje, é considerada o grande diferencial competitivo para  uma empresa.
De acordo com “Ballou (1993)”, para compreender as rotinas logísticas e sua ligação com as outras áreas da empresa, algumas perguntas devem ser respondidas, tais como:
- Quando e onde um item deve ser produzido?
- Quando e onde um item deve ser armazenado?
- Quando e para onde um item deve ser transportado?
Sabendo que hoje em dia  a logística abrange desde a matéria-prima, até a entrega final do produto,
tem que se ter um maior controle dos processos intermediários entre estes dois pontos, como a armazenagem, a embalagem de proteção, a programação de produtos, a distribuição física e o manuseio de materiais.
A análise da Tinteiros do Brasil consegue verificar que,
independentemente de cumprir todas as etapas primordiais do processo logístico como as operações e administração de almoxarifado e a gestão de materiais, o maior gargalo da empresa se encontra no controle de seu estoque.
De acordo com “Brown (2005)”, manter estoque pode apresenta um risco em função dos custos de armazenamento, do produto ficar obsoleto e também perder a qualidade, ocupando um espaço físico valioso para a empresa, mas por outro lado, pode representar um bom nível de segurança a fim de atender a demanda. Compreendendo esta questão é totalmente relevante e frisar a constante falta de produtos no depósito central, muitos pedidos foram atrasados ou ate mesmo cancelados por causa da demora no atendimento da clientela, há que se restabelecer o layout para manter cada linha de produto com uma quantidade satisfatória de acordo com um estudo estatístico e com ótimas projeções mercadológicas para os produtos mais importantes da linha de produção.
Os atuais administradores logísticos da Tinteiros S/A consideram que o estoque é o ponto mais crítico e atinge diretamente a visão financeira dos gestores, comprometendo o capital da Tinteiros S/A à medida que atinge um patamar numérico mais alto.

PASSO 2 – NORMAS E REGULAMENTAÇÕES VIGENTES

Para ”Ballou (1995)”, um sistema de transporte adequado contribui para aumentar a competição do mercado, garantir a economia de escala na produção e reduzir o preço das mercadorias.
Em empresas como a Tinteiros do Brasil S/A, além de um sistema adequado e bem planejado de transporte, deve-se tomar cuidar para que o mesmo esteja de acordo com todas as normas e regulamentações vigentes no Brasil, os produtos químicos transportados possuem alto risco de contaminação e alto poder de combustão podendo causar grandes danos ao meio ambiente.
O único modal utilizado para o transporte de cargas da Tinteiros do Brasil é o terrestre, porém a empresa cogita ampliar o sistema de transporte para os modais ferroviário e marítimo, o estudo de custos já está em andamento restando apenas o estudo das normas regulamentadoras para cargas perigosas nestes transportes.
Não há uma legislação específica para o transporte de tintas, solventes e produtos similares, eles se encaixam no grupo de cargas perigosas, é claro que cada produto tem que ser verificado, pois o nível de periculosidade é diferente para cada um deles.
Logo abaixo as normas regulamentadoras do transporte de cargas perigosas no modal terrestre:
Resolução da ANTT Nº 420 de 12/02/04:
“Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos - RTPP, publicadas em 31 /05/04, por meio do Suplemento ao Nº 103 do Diário Oficial da União”.
DECRETO nº 96.044 de 18/05/1988
“Aprova o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, e dá outras Providências”.
ABNT/NBR 7500 - Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos. Estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para produtos perigosos, a ser aplicada nas unidades de transporte e nas embalagens, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento, de acordo com a carga contida. 
ABNT/NBR 7501 - Transporte terrestre de produtos perigosos – Terminologia. Define os termos empregados no transporte terrestre de produtos perigosos.
ABNT/NBR 7503 - Ficha de emergência e envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos - Características, dimensões e preenchimento.
Especifica os requisitos e as dimensões para a confecção da ficha de emergência e do envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos, bem como as instruções para o preenchimento dessa ficha.
ABNT/NBR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com