TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Monografias: ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  4.960 Palavras (20 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 20

S U M Á R I O

1.0 – INTRODUÇÃO…………………………………….… 03

2.0 – DESENVOLVIMENTO………………………………. 04 a 16

As Relações com as Grandes Empresas e com o Estado...……….................. 03

A Centralidade do Modelo….……………………..………………. 05

Fundamentos do Micro Empreendedor......………………………...

06

Gestão Financeira......................………………………………..…... 11

Como administrar e qual a importância de Capital de Giro da Micro e Pequena Empresa………………………………….....................… 12

Gestão de Custos..........................……………………………. 13

3.0 – CONSIDERAÇÕES FINAIS....……………………….

17

4.0 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………… 18

1.0 - INTRODUÇÃO

NA ATUALIDADE, AS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS ENFRENTAM UMA LUTA CONSTANTE PARA SE MANTEREM NO MERCADO, POIS O DESEJO QUE OS EMPREENDEDORES TEM DE ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO É TÃO GRANDE QUANTO OS RISCOS INERENTES QUE ESTÃO SUJEITOS DIARIAMENTE.

ALÉM DA FORTE CONCORRÊNCIA E DA FALTA DE CAPITAL SOCIAL SUFICIENTE, QUE SÃO PONTOS DE EXTREMA RELEVÂNCIA, OS MICRO EMPREENDEDORES PRECISAM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, VÁRIOS OUTROS ASPECTOS QUE PODEM DESESTABILIZAR OU ATÉ LEVAR A FALÊNCIA ESTAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES.

A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR OS RISCOS E RETORNOS EXISTENTES NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, AUXILIANDO OS NOVOS EMPREENDEDORES A EXAMINAR DE MANEIRA CONTÍNUA E CRITERIOSA A REAL SITUAÇÃO DE SUA EMPRESA, PARA QUE SUAS ATIVIDADES E TOMADAS DE DECISÕES SEJAM AS MAIS ASSERTIVAS POSSÍVEIS.

2.0 - DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

As Relações com as Grandes Empresas e com o Estado

As micros e pequenas empresas contribuem com uma boa parte da economia dos Estados, sendo que 60% dos empregos são oriundos das micro e pequenas empresas.

Mas mesmo assim podem ser observadas muitas dificuldades diante das micros e pequenas empresas, pois o nível de burocratização para se regularizar a empresa, a falta de capital de giro, o risco operacional na busca de agentes financeiros,os impostos que são sobrecarregados, a falta de preparação do microempreendedor fazem com que muitas vezes ocorre o abandono de ir a diante em busca de um sonho.

Podemos vivenciar casos de empreendedores, pessoas que buscam começar seu negócio com um pequeno valor, ou seja, um investimento inicial, desfrutando do esforço e dificuldades que enfrentam no início ou até mesmo desistindo por falta de estímulo, dinheiro ou a falta de experiência no ramo escolhido, e até mesmo a falta de conhecimentos financeiros e fiscais diante da gestão de micro e pequenas empresas no Brasil.

Sendo assim a possibilidade de ir a busca do seu sonho muitas vezes é demonstrada pela realidade do pequeno investidor sendo levantada por dados estatísticos do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa ( SEBRAE ), mostrando que em 2012, 48% das empresas brasileiras fecham as portas depois de três anos.

Com tudo isso pode verificar que muitos empreendedores iniciam seu negócio sem nenhum planejamento, pois a pesquisa e estudo de informações a respeito do mercado no qual a empresa será inserida é fundamental diante das tomadas de decisões, diminuindo os riscos pelos quais a empresa estará sujeita, no mundo competitivo e globalizado que vivemos hoje em dia. Fazer planos e definir estratégias tornam-se imprescindível para qualquer empreendedor que queira ter sucesso e se garantir no mercado.

Portanto ao iniciar qualquer que seja uma atividade é importante que o empreendedor elabore um Plano de Negócios, documento de análise e planejamento permitindo verificar a visibilidade do negócio, mostrando os cenários, identificando os pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças encontradas no ramo escolhido.

Mesmo assim as pequenas empresas estão sobrevivendo mais, mesmo que ainda as pequenas empresas enfrentam problemas, pois o pouco incentivo para a formalização, os impostos e as taxas ainda assustam os empresários das pequenas empresas.

Segundo Dornellas, 2001 ‘ Empreender relaciona-se com a identificação e implementação de oportunidades de negócios, através da inovação e da criação de valor ao negócio’. O tema empreendedorismo é muito abrangente, sendo um ponto importante na criação de uma empresa, sendo a empresa micro, pequena, média ou grande.

A Centralidade do Modelo

O empreendedor deve ter total conhecimento de onde será instalado sua empresa, devendo ser um ambiente favorável estimulando a empresa que será criada, não devendo o mesmo se aventurar na abertura de uma empresa sem planejamentos, pois certamente implicará no desenvolvimento comercial.

Conforme estatísticas do IBGE, no ano de 2007, as empresas de pequeno porte no Brasil representavam 99,2% do total dos empreendimentos, 20% do PIB, gerando 57,2% do total de empregos formais no país.

Mesmo com este alto índice de abertura de empresas de pequeno porte, vários estudos comprovam que muitas não chegam a 4 anos de vida, o que ocorre devido as grandes empresas terem domínio total do mercado, fazendo com que as pequenos empreendedores tenham que adotar algumas estratégias de negociação que acabam prejudicando sua lucratividade e consequentemente não conseguindo se manter no mercado.

Outro fator agravante que dificulta a permanência no mercado é o fato de muitos clientes exigirem um prazo longo para pagamento o que descompensa o Fluxo de Caixa dificultando o pagamento dos fornecedores, pois muitos empreendedores não tem caixa suficiente para suprir estes prazos, o que os obriga a financiar suas dívidas aumentando ainda mais os compromissos de pagamento.

Além dos motivos citados, outro de extrema relevância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com