TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

Artigo: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - BACHARELADO

CAMILA SOUZA

CADEIAS DE SUPRIMENTO E PRODUÇÃO.

ESTUDO DE CASO EMPRESA NESTLÉ.

CRUZ ALTA / RS

2011

CAMILA SOUZA

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA NESTLÉ.

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas -Bacharelado da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Administração de produção, Operação e logística, Sistema da informação e Estatística.

Orientador: Thiago Bazoli, Ulysses Jannuzi, Luiz Perini, Helenera Figueiredo.

CRUZ ALTA / RS

2011.

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO...................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO.......................................................................... 05

CONCLUSÃO........................................................................................09

REFERÊNCIAS......................................................................................10

INTRODUÇÃO

As empresas devem estar atentas ao mercado competitivo e saber qual é o seu publico alvo, conhecer seus clientes e suas preferências, hoje a Nestlé uma empresa sólida no mercado e sabe muito bem como tornar-se grandiosa e cada vez atraindo mais consumidores como aqueles que se encaixam na classe C, D e E.

A NESTLÉ oferece aos seus clientes além de qualidade em sua variada linha de produtos um grande atrativo com os preços mais atrativos e embalagens mais acessíveis.

Veja a seguir as respostas deste estudo de caso proposto da empresa NESTLÉ.

DESENVOLVIMENTO.

1) Com base nas informações do texto sobre a estratégia da Nestlé, como você considera que a função produção contribui ou pode contribuir para esta estratégia?

A NESTLÉ implantou esta ferramenta e esta conseguindo resultados desejáveis, pois através da utilização certa dos materiais para a fabricação das embalagens a empresa já sabe direcionar seus produtos aos determinados clientes de diversas classes sociais.

Um exemplo proposto é uma lata de leite condensado de 395 gramas reduzindo-a em uma caixinha de 200 gramas conseqüentemente irá reduzir tamanho e custo e o cliente usará a medida que realmente precisa.

2) Por que a Nestlé escolheu instalar uma nova unidade industrial exatamente na região e na cidade do texto acima? Pesquise a cidade em questão e analise a decisão da Nestlé com relação ao acesso ao publico alvo, acesso a matéria prima, mão de obra e com relação aos incentivos fiscais. Haveria outros fatores importantes que também pesaram na decisão? Comente.

A nova função estratégica da Nestlé visa reduzir os custos de distribuição de seus produtos e assim torná-los mais acessíveis à população de baixa renda de toda a região Nordeste do País. Com a cidade da Feira de Santana é considerada pequena em relação a Salvador, que possui a terceira maior economia do país entre as grandes regiões e com os incentivos fiscais que as empresas recebem.

Outro fator que favoreceu a Nestlé posicionar-se nesta cidade foi o plantio de cacau nesta região ser forte e a região oferecer uma mão de obra mais baixa.

3) Qual é a característica dominante da demanda dos produtos da Nestlé citadas no texto: dependente ou independente? Com base no tipo da demanda explique qual seria o modelo de resposta ideal para esta característica, como os sistemas MRP e Just In Time poderiam contribuir para aperfeiçoar as operações produtivas.

A empresa Nestlé realiza suas operações através de uma demanda independente, e com isso os sistemas MRP e Just in Time realizam as demandas podem aumentar o nível de fabricação. O sistema MRP pode ser aplicado em qualquer empresa, pois esta ferramenta auxilia de modo a reduzir os custos de estoques. Com isto o produto ou matéria prima chega no momento certo e a produção só inicia se houver tempo necessário de montá-la e deixá-la apta ao mercado.

O Just in Time auxilia na produção determinando o que deve ser usado ou produzido o que é necessário atribuir antes da fabricação completa do produto.

4) Comente sobre a logística de distribuição adotada pela Nestlé. Cite as vantagens e as desvantagens encontradas.

A Nestlé utiliza o sistema porta à porta sendo esta uma venda direta ao consumidor, os vendedores transmitem conceitos e valores da marca diretamente ao consumidor agregando valor ao produto final.

A relação vendedor x clientes proporciona certa comodidade para quem esta adquirindo o produto e estreitas relações fidelizando o cliente à empresa.

Porém uma das desvantagens é que o cliente acaba limitando-se somente a esta maneira que a Nestlé trabalha porta à porta, isto não dispõe uma variedade e nem quantidade, ainda assim não deixa de ser inovador esse tipo de trabalho na área alimentícia.

5) Você conhece alguma outra empresa que adota o mesmo modelo de distribuição porta-a-porta? Pesquise na internet e comente sobre o processo, destacando as similaridades e divergências. Por exemplo, Avon Cosmético. Utilize o link WWW.br.avon.com e explore também outros canais acadêmicos de pesquisa.

Natura: um interessante caso de venda porta a porta

A natura é uma empresa do ramo de cosméticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com