TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO GRANDES DECISÕES

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO GRANDES DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

O presente relatório trata da análise da trajetória da empresaria Paula Pereira, conforme reportagem “Grandes Decisões Exame PME, julho 2011, que relata a experiência vivida pela Empresária na busca na ampliação de seu restaurante o Fratello. Que mesmo com pouca experiência na área de investidores e franquia, nunca desistiu dos seus objetivos.

Como exemplo base a trajetória da administradora / empresária Paula Pereira, de 40 anos, e seu empreendimento, o restaurante Fratello. O restaurante foi criado na década de 80, pelo Gilberto Pereira e um sócio. Gilberto é pai de Paula. Com 23 anos Paula assumiu as áreas administrativas e financeiras da empresa. No final dos anos 90, A empresaria fez uma proposta ao seu pai para levar, sozinha, o restaurante para um dos shoppings mais nobres de Porto Alegre, hoje localizado no shopping Iguatemi. Animada com os resultados, tentou replicar suas experiências em outros lugares. Logo começou a receber propostas para abrir novas unidades em outras cidades, a partir daí começo a dilema de sobrevivência e crescimento de sua empresa:

1 - Inaugurou duas unidades juntos com os sócios locais, pelo qual mal conhecia. Nenhuma durou muito tempo. Paula recebia as oportunidades, aceitava, mas sem muito planejamento.

2 – Mais tarde, por conta própria, dentou expandir o negócio, mas só lhe trouxe resultados traumáticos e de inúmeras dividas. Mesmo assim partiu para o quarto restaurante. Os dois novos restaurantes davam prejuízo entre 10.000 e 20.000 por mês.

3 – Em 2010, resolveu se concentrar no restaurante de Iguatemi.

A empresaria ainda acredita que é uma boa estratégia levar o trabalho a outros lugares, mas não sabe como. Paula cogita em abrir franquias especializadas em Pizzas, que respondem por mais de 30 % do faturamento de seu restaurante. Ou então buscar novos investidores, que traga não só recursos financeiros como também experiência em gestão.

CONCLUSÃO

Concluímos, que Paula por ter um bom retorno do seu restaurante, o Fratello do Shopping Iguatemi, e de se sentir segura do rendimento que teria para abrir outros investimentos, não se preocupou em procurar pessoas com conhecimento e experiência no ramo. Sua falta de experiência com investimentos e principalmente a falta de apoio de seus investidores que só visavam o lucro, o que contribuiu para o seu fracasso. Cometendo erros após erros e sozinha, não encontrando o caminho que a tiraria dos problemas que acumulavam.

Sem procurar uma consultoria para orientá-la a reintegrar o que realmente queria, Paula cometeu erros grosseiros, tais como:

1 – Caixa pequeno – Colocando todos os recursos na instalação e esquecendo que precisaria de recurso para o capital de giro e conseqüentemente entrou em empréstimos, com juros muito altos.

2 – Localização errada - Como relatado pela empresaria, a mesma abriu algumas unidades sem se preocupar com a localização, sem saber que a escolha inadequada de um ponto a levaria ao fechamento do investimento.

3 – Desempenho de vendas – Subestimou a importância das vendas , delegando as atividades de estar junto do cliente a um funcionário sem prática, principalmente no começo do negócio.

4 – Sucesso e trabalho – A confiança de Paula no estabelecimento que proporcionou sucesso, o Fratello (o primeiro restaurante), fez com que ela se garantisse muito referente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com