TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AET - Analise Ergonomica Do Trabalho

Artigos Científicos: AET - Analise Ergonomica Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  8.434 Palavras (34 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 34

1. INTRODUÇÃO

O trabalho é de fundamental importância para o homem perante a sociedade, além de ser o meio de garantirsatisfação material ainda constitui-se na essência do ser humano, no prazer de produzir, modificar, construir e realizar sonhos. Contudo a forma de trabalhar para garantir a sobrevivência e o bem estar muitas vezes coloca o homem numa situação conflituosa. Se por um lado garante a vida, por outro, contraditoriamente, pode provocar doenças, diminuir a capacidade vital e até provocar a morte.

Como os indivíduos não produzem sozinho tudo o que necessitam para sobreviver, precisam se organizar. Todavia, no modo de produção capitalista, cuja base da produção é a propriedade privada e nem todos tem propriedade, então sobrevivem trabalhando no que é seu ou de outro. Ao trabalhador cuja única propriedade é a força de trabalho, a condição de sua existência está na venda da mesma. Desta forma o trabalhador deixa de escolher as condições em que quer trabalhar, deixa de escolher o que e como quer produzir e se submete à vontade, ao interesse e aos objetivos da empresa, que nem sempre oferece condições adequadas para o trabalhador. As condições ambientais, como as ergonômicas, psicológicas e a organização do trabalho são os principais fatores a se considerar quando se pensa em qualidade de vida do trabalhador e os tipos de acidentes e doenças provocadas pelo trabalho.

As LER/DORT são consideradas doenças ocupacionais de origem multicausal, os fatores que mais influenciam para o seu aparecimento são ergonômicos (móveis inadequados), ambientais (frio, calor, iluminação), individuais (pré-disposição) psicológicas (pressão, insatisfação), e principalmente organizacionais (forma de executar as tarefas).

O trabalho deve proporcionar ao trabalhador fora da organização os meios essenciais para viver como: alimentos, habitação, saúde, educação, segurança, lazer, qualidade de vida entre outros. Dentro da organização o trabalhador deve realizar suas tarefas em condições ambientais favoráveis para que possa produzir com qualidade, segurança, criatividade e que o trabalho seja sinônimo de prazer, para que isto ocorra a empresa precisa oferecer mobiliários, equipamentos, temperatura, iluminação, segurança para realização das tarefas e um ambiente harmonioso, dar autonomia ao funcionário em suas atividades para que se sinta valorizado perante a organização.

a) Problematização

Como o trabalho e sua forma de organização influenciam no aparecimento das Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho?

b1) Objetivo Geral

Neste trabalho pretende-se avaliar as condições organizacionais em que a CREDIP submete seus funcionários; verificar se há casos de LER/DORT e ainda sugerir medidas a serem adotadas para prevenir o surgimento da doença e desta forma evitar prejuízos futuros tanto para a empresa como para seu quadro de funcionários.

b2) Objetivos Específicos

- Analisar as condições ambientais do trabalho.

- Identificar as atividades onde há maior incidência das LER/DORT.

- Sugerir formas diferenciadas de organizar as tarefas para evitar o surgimento das LER/DORT.

c) Delimitação

Trabalho de pesquisa na área de Recursos Humanos com referência a Higiene e Segurança do Trabalho com abordagem específica da organização do trabalho e as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares relacionadas ao Trabalho-LER/DORT na Cooperativa de crédito rural de Pimenta Bueno - Rondônia.

d) Justificativa

São muitos os estudos, debates, pesquisas, discussões e preocupações com as LER/DORT em todo o mundo. Portanto, a maioria das pesquisas realizadas até o momento tem se limitado a estudar suas manifestações, os aspectos psicológicos, as predisposições individuais, a ergonomia e as formas de tratamento dos lesionados, que sem dúvida é necessário estudar. Todavia, é preciso para uma compreensão mais efetiva, buscar os fundamentos que a provocam: a organização do trabalho.

A escolha do presente tema se deu por ser um assunto atual e bastante preocupante para as empresas que operam com tarefas repetitivas. Podemos citar algumas categorias que mais são atingidas: operadores de linhas de montagens, jornalistas, digitadores, e principalmente os bancários que trabalham nos caixas, nos setores de processamento de dados, na soma de cheques e documentos para a compensação. Ao realizar o estágio pude observar que os funcionários se queixavam frequentemente de dores e então surgiu a idéia de observar e pesquisar os principais motivos para tais queixas.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceitos de LER/DORT

Marano (2003, p. 149) define LER/DORT como: “... uma desordem músculo-tendinosa de origem ocupacional que atinge os membros superiores, região escapular e pescoço pelo uso forçado e repetido de grupos musculares ou em conseqüência de uma postura forçada”.

Schmitz (2002, p. 15) conceitua LER/DORT da seguinte maneira:

Lesões por Esforços Repetitivos são doenças músculo-tendinosas,dos membros superiores, ombros e pescoço, causadas pela sobrecarga de um grupo muscular particular, devido a movimentos repetitivos ou posturas inadequadas, que resultam em dor, fadiga e declínio no desempenho profissional.

De acordo com Gaigher, (2001) LER/DORT é a denominação pela qual se identifica um grupo de doenças ocupacionais, das quais as mais conhecidas são tendinites, tenossinovites e bursites.

Schmitz (2002) descreve a LER/DORT num estágio mais avançado como síndrome dolorosa crônica:

... são transtornos funcionais, transtornos mecânicos e lesões de músculos e/ou tendões e/ou fáscias e/ou nervos e/ou bolsas articulares e pontas ósseas nos membros superiores ocasionadas pela utilização biomecanicamente incorreta dos membros superiores, que resultam em dor, fadiga, queda do desempenho no trabalho, incapacidade temporária e conforme o caso pode evoluir para uma síndrome dolorosa crônica, nesta fase, agravadas por todos os fatores psíquicos (inerentes ao trabalho ou não) capazes de reduzir o limiar de sensibilidade dolorosa do indivíduo.

Segundo a Norma Técnica sobre LER do INSS, de 1993, descreve LER como sendo afecções que podem atingir tendões, sinóvias, músculos, fáscias ou ligamentos – de forma isolada ou associada, com ou sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com