TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Kelly Cunha de O. Kloss

Kellycunha98@gmail.com

Jaqueline da Silva Almeida

Jackamor13@hotmail.com

“Por isso a educação não pode ser feita

  de cima para baixo como uma dadiva ou

    uma imposição, mas de dentro para fora,

pelo próprio analfabeto e apenas com a

colaboração do Educador”.

(Paulo Freire)

RESUMO

O presente artigo vem mostrando a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando com o ensino à inclusão de todos aqueles que, por um motivo ou outro, não puderam ou não tiveram oportunidade de concluir os estudos no tempo regular de escolarização. A EJA é fundamental para a construção da cidadania, não só por resgatar e oferecer uma segunda chance, para todos aqueles que não terminaram os estudos no tempo certo. Sendo assim a alfabetização não é nenhuma novidade, pois desde os tempos do Império. Já se tinha uma preocupação destinadas aos adultos. Naquela época, como hoje, as aulas noturnas eram destinadas a trabalhadores, que buscavam oportunidade de retornar os estudos ou começar para aqueles que ainda não tinham tido a oportunidade de estudar. Com essa preocupação governamental de educação essas pessoas que haviam abandonado as salas de aula, o Brasil antes de criar a EJA, possui a modalidade supletiva, que não é tão diferente da forma do EJA, pois são aulas a noite e voltadas para trabalhadores. E de suma importância que essas aulas sejam diferenciadas das do ensino regular, diurno, para assim evitar a evasão escolar, pois muitos acreditam que a evasão acontece por causa do trabalho que esses alunos enfrentam no dia-a-dia, que os levam cansados para escola, mas as metodologias usadas nessas aulas também fazem com que esses alunos abandonem as aulas. O educador Paulo Freire é contra esses métodos tradicionais de se dar aulas, o uso da cartilha.

Palavra-chave: Alfabetização, método de Paulo Freire, evasão.

Abstract:

This paper has shown the importance of the Youth and Adult Education ( EJA ), aiming to teaching the inclusion of all those who, for one reason or another, could not or were not able to finish their studies in regular time schooling. The EJA is fundamental to the construction of citizenship, not only to rescue and offer a second chance for those who did not finish their studies on time. So literacy is not new: for since the days of the Empire. Had already been a concern for adults. Then, as today, the evening classes were aimed at workers who sought opportunity to return to their studies or start for those who had not yet had the opportunity to study. With this governmental concern of education these people had abandoned classrooms, Brazil before creating the EJA, has a supplementary modality, which is not so different from the way the EJA as night and classes are geared toward workers. And of paramount importance that these classes are differentiated from the regular school day, so as to prevent truancy, because many believe that circumvention is because of the work that these students face on a day-to-day , which lead to the weary school, but the methodologies used in these classes also make these students abandon school. The educator Paulo Freire is against these traditional methods of teaching, the use of the playbook.

Keyword: Literacy, method of Paulo Freire, evasion.

1Graduanda em pedagogia no INESSAN.

2Professora especialista em docência do ensino superior.

INTRODUÇÃO

A importância de alfabetizar jovens e adultos é fazer com que eles participem do mundo de forma critica e consciente, pois ajuda na sua ação tendo demonstrado que a alfabetização pode ajudar na vida de uma pessoa na idade certa ou precisa abandonar por qualquer motivo. Demonstrando para essas pessoas que ainda temos tempo de voltar, pois os desafios são grandes, para alfabetizar jovens e adultos. A alfabetização é considerada com uma necessidade de aprendizagem elementar. Indispensável para um bom desempenho de diversas práticas sociais no cotidiano dos indivíduos, além de contribuir com a base para outras aprendizagens. Em se falar de aprendizagem, os jovens e adultos que voltam para escola, enfrentam seus próprios receios, e as formas de educar, muita das vezes e o que atrapalha na alfabetização dessas pessoas, apesar de estudos apontarem o fracasso escolar da EJA, por conta dos alunos serem trabalhadores, que já vão cansados para a escola, mas os fatores sócio econômico também faz com que esses alunos, assim trazendo um numero elevado de evasão.

REVISÃO LITERÁRIA

Alfabetizar jovens e adultos não é um ato apenas de ensino-aprendizagem é a construção de uma perspectiva de mudanças; no inicio da época da colonização do Brasil, as poucas escolas existentes era pra privilegio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhando escolar de uma alfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso a construção escolar e quando a recebiam era de forma indireta de acordo com Ghiraldelli Jr. (2008, p. 24) a educação brasileira teve seu inicio com fim dos regimes das capitanias, ele cita que:

A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases; a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal; principalmente a partir da expulsão dos Jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D.João VI, então rei de Portugal, trouxe a corte para o Brasil (1802 – 1821)

Os alunos da alfabetização (EJA) muita das vezes são trabalhadores que não teve uma escolaridade regular na idade adequado.

O educador Paulo Freire teve um papel importante na história da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, pois foi um dos que mais apoiou a causa.

A alfabetização de jovens e adultos, não é nenhuma novidade, desde os tempos do Império pode-se observar a preocupação governamental com a educação destinada aos adultos. Naquela época, tal como hoje, as aulas noturnas eram destinadas a trabalhadores que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa ou tiveram de interrompê-los devido a diversos fatores, e principalmente, em razão do trabalho. A partir das décadas de 1950 e 1960 que as aulas noturnas se expandirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com