TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGORITMNYE ATPY E PROGRAMAÇÃO

Projeto de pesquisa: ALGORITMNYE ATPY E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte unidade II

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E PRODUÇÃO - 1° PERÍODO

Disciplina: Algoritmos e Programação

Professor:

Atividades Práticas Supervisionadas

Belo Horizonte, dezembro de 2014

ATPS DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino e aprendizagem de desenvolvido supervisionado e que tem por objetivos por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas avaliando o aluno.

Relatório 1 – Conceitos Fundamentais de Programação

Noção de algoritmos

Estrutura de um programa

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

Características do ambiente de desenvolvimento C

Atividades ( Desafio )

Noção de Algoritmos

Algoritmo é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas, tendo como propriedades ações simples e bem definidas ( não ambíguas), seqüência ordenada de ações e uma seqüência finita de passos constituindo soluções computacionais ou reais.

A transposição de problemas do universo real para o computacional é expressa na forma de algoritmo na linguagem natural fundamentalmente, porém algoritmos computacionais requerem um nível de detalhamento próximo da linguagem computacional, representando comandos realizados pelo computador.

As pseudolinguagens têm a função de aproximar algoritmos computacionais da linguagem natural, tornando possível postergar detalhes para a modelação do algoritmo na linguagem executável do computador, demonstrando grande flexibilidade.

Dentro das pseudolinguagens podemos citar o Portugol, que permite o pensamento no problema em si e não no equipamento que executa o algoritmo. Devemos atentar a importância da sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).

 Estrutura de um programa

A construção do algoritmo possui dois conceitos básicos e fundamentais que são: memória (estruturas de dados) para manipulação de informações, e algoritmo (estruturas de controle) para manipulação de ações. Estes conceitos são representados na linguagem de programação através de variáveis (para representar a memória) e ações ( para expressar a solução na forma algorítmica).

Algoritmos são seqüência de comandos especiais com estrutura de controle, um comando bastante importante é o comando de atribuição, utilizado para atribuir conteúdo a variáveis.

- Primeiramente o algoritmo é iniciado, preparando um ambiente para a execução do programa.

- Em seguida uma variável X é declarada, reservando um espaço na memória do computador para armazenar a variável, assim, toda vez que ela aparecer no programa, será referenciado ao conteúdo da memória reservada a X.

- Logo após a expressão é avaliada e o resultado atribuído a X .

- Postumamente o programa é finalizado, liberando o ambiente de execução do programa.

Tipos primitivos para representação de Dados e Variáveis

Variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas.

Uma variável é um local (área da memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo. Ela contém um valor que pode ser modificado durante a execução do programa. Uma variável é declarada em função de um tipo associado.

O tipo tem duas características importantes: o intervalo de valores possíveis e o conjunto de operações que podem ser realizados, que admite as 4 operações aritméticas básicas mas não permitem operações de conjunto.

Os tipos são divididos em tipos básicos e tipos estruturados, em Portugol os tipos básicos são: tipo inteiro, tipo real, tipo caráter e tipo lógico.

 Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.Existem 5 operadores aritméticos

binários (que operam sobre dois operando) e um operador aritmético unário (que opera sobre um operando).

Os binários são a soma, subtração, multiplicação, divisão e módulo e o unário trabalha com qualquer tipo de dados, inteiros ou ponto flutuante e executam as operações aritméticas básicas. O operador módulo opera somente com operandos inteiros e dá como resultado o resto da divisão do inteiro à sua esquerda pelo inteiro à sua direita.

O operador menos unário é usado somente para indicar a troca de sinal algébrico do valor associado e a precedência de operadores indica qual operador deverá ser executado primeiro.

Os operadores lógicos fazem comparações. A diferença entre comparações lógicas e relacionais está na forma que avaliam seus operandos, os lógicos são avaliados como lógicos (0 ou 1) e não como quantidades numéricas .Existem os operadores lógicos : lógico E, lógico OU, lógico NÃO.

Desses operadores o NÃO é unário e os outros dois são binários.

Os operadores relacionais fazem comparações, são eles : maior, maior ou igual, menor, menor ou igual, igual, diferente. Operadores relacionais avaliam seus operandos como quantidades numéricas, e o resultado da operação é o valor lógico 1 para verdadeiro e 0 para falso.

 Características do ambiente de desenvolvimento C.

C é uma linguagem de programação geral, padronizada pela ISO, foi criado no ano de 1972 por Dennis Ritchie para o sistema operacional Unix.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com